PT e PMDB disputarão o segundo turno no Ceará

O candidato Camilo (PT) conquistou 47,63% dos votos válidos e Eunício (PMDB), 46,46%

iG Minas Gerais |

Os candidatos Camilo (PT) e Eunício (PMDB) disputarão, no dia 26 de outubro, o segundo turno das eleições para governador do Ceará. Camilo conquistou 47,63% dos votos válidos e Eunício, 46,46%. Até agora, foram apurados 96,7% das urnas. Os votos brancos somam 6,07% e os nulos, 8,77%. 

Eunício Oliveira iniciou a carreira política no PMDB, ainda na década de 1970. Atualmente, lidera o partido no Senado Federal, onde chegou  na eleição de 2010. Dentro do partido, ocupou os cargos de presidente estadual e vice-líder na Câmara dos Deputados. Antes de se eleger senador, Eunício Oliveira foi deputado federal por três mandatos consecutivos, entre 1999 e 2010. Também foi ministro das Comunicações no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É casado e administrador de empresas por formação. O candidato a vice-governador na chapa de Eunício é Roberto Pessoa, do PR.

Camilo Santana, do PT, foi o deputado estadual mais votado no Ceará nas últimas eleições, quando já contava com apoio do atual governador, Cid Gomes. Com a reeleição de Gomes, Santana assumiu a Secretaria Estadual de Cidades.

A experiência do candidato no Executivo estadual inclui a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, pasta que comandou durante o primeiro mandato de Cid Gomes. É servidor público federal, casado e começou a carreira política no movimento estudantil. A candidata a vice é a professora Izolda Cela.

Agência Brasil

Leia tudo sobre: eleições 2014políticaapuraçõesresultadosestados