Alpes de outono

Como aproveitar os passeios de Jungfrau e Matterhorn, as principais montanhas do país

iG Minas Gerais | Eduardo Maia |

Ideal para caminhada, trilha com vista para o lago Thun e Interlaken
Eduardo Maia/Agência O GLOBO
Ideal para caminhada, trilha com vista para o lago Thun e Interlaken

Eiger, Mönch e Junrau ( “o ogro”, “o monge” e “a virgem”, em tradução livre) formam um dos mais impressionantes maciços da Suíça. Conquistada apenas em 1938, a espetacular face norte do Eiger, onde a rocha parece lisa em quase metade de seus 3.970 m de altitude, ainda hoje é um desafio para alpinistas. Mönch se destaca entre as duas montanhas com seus 4.107 m de altitude. E Jungfrau, com 4.158 m de altitude, ao lado da geleira Alestch, é um ímã para turistas e uma das atrações mais visitadas do país em todas as estações do ano.

A Jungfraujoch, a estação de trem mais alta da Europa, dá acesso a um incrível parque temático sempre coberto de neve. Chega-se a ela a partir da cidade de Interlaken. A paisagem das montanhas e do campo de gelo, o maior dos Alpes, já seria razão suficiente para subir ao Topo da Europa (o nome do parque), mas neste verão que acaba de terminar no Hemisfério Norte foi inaugurada uma irresistível atração: a mais alta loja de chocolates do mundo.

Inatingível

Já no alto do Matterhorn não há estação de trem ou loja de chocolate, ainda que a imagem da montanha corra o mundo na embalagem de um dos chocolates mais famosos da Suíça. Para chegar ao topo, a 4.478 m de altitude, só mesmo escalando, como os alpinistas que realizaram a primeira expedição de sucesso, que faz 150 anos em 2015.

Mas de qualquer ponto da charmosa cidadezinha de Zermatt é possível se impressionar com a visão do Matterhorn, que divide com o Jungfrau o posto de montanha mais popular do país. De Zermatt partem passeios que permitem vistas privilegiadas, como o bondinho do Matterhorn Glacier Paradise, o mais alto da Europa, ou o trem Gornergrat Bahn, a segunda linha de trem mais alta do continente. A maioria prefere caminhar pelos campos, em companhia das ovelhas de focinho negro e da onipresente montanha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave