Hugh Jackman segura os testículos em campanha

#feelingnuts faz jogo de palavras para destacar a importância de se fazer o autoexame

iG Minas Gerais | Da redação |

Saúde. Hugh Jackman postou foto com o britânico Nigel Barker e dois amigos
Reprodução Twitter
Saúde. Hugh Jackman postou foto com o britânico Nigel Barker e dois amigos

Depois da febre do desafio do Balde de Gelo, uma novo viral surge na internet e já faz sucesso entre as celebridades. Dessa vez, a missão é postar fotos agarrando as partes íntimas para atrair atenção para o câncer de testículos.

Famoso pelo seu papel como Wolverine, o ator Hugh Jackman postou nesta semana uma foto no Instagram com o britânico Nigel Barker e dois amigos em uma academia em que aparecem com as mãos sobre as partes íntimas. Na legenda, ele disse: “Eu aceito @sambranson. #feelingnuts sensibilização para o câncer de testículo”.

Jackman indicou o ex-jogador de futebol americano Michael Strahan e o ator Ricky Gervais para fazer o mesmo. Ricky Gervais, por sua vez, já aceitou o desafio.

A proposta é incentivar o toque para evitar o câncer testicular, que pode ser curado se notado com antecedência. A campanha foi lançada no Reino Unido pelo site CheckOneTwo.co.uk junto com a hashtag #feelingnuts. Trata-se de uma expressão de duplo sentido que significa “se sentindo louco” ou “sentindo os testículos”.

Doença. O câncer de testículo representa 1% dos tumores que afetam os homens, acometendo principalmente adultos jovens, brancos, entre 20 e 40 anos. Para permitir um diagnóstico precoce em caso de tumor, é fundamental que o paciente faça o autoexame todos os meses, para que possa detectar qualquer alteração no órgão.

Atualmente, o câncer de testículo é considerado um dos mais curáveis, principalmente quando detectado em estágio inicial.

Além disso, o autoexame e o acompanhamento com um especialista são armas também contra o câncer de pênis. Todos os anos, mil homens brasileiros precisam ter o pênis amputado por causa de complicações de câncer no órgão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Novembro Azul. Enquanto o mês atual busca a conscientização sobre o câncer de mama com a campanha Outubro Rosa, o Novembro Azul é dedicado à saúde do homem, especialmente ao câncer de próstata.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave