Releitura de Aleijadinho

Ana Dias abre exposição na casa UNA

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Textura. Artista pinta em telas de jeans e cria textura e esboça movimentos com suas pinceladas
Juliana Duran / Divulgacao
Textura. Artista pinta em telas de jeans e cria textura e esboça movimentos com suas pinceladas

De passagem por Congonhas, os pais da artista Ana Dias não sabiam que o nascimento, por acaso, da filha na terra de Aleijadinho marcaria para sempre sua vida. “Enterraram meu umbigo lá”, brinca Ana, que abrirá sua exposição “Homenagem ao Barroco”, hoje, na Casa Una de Cultura.

“Aleijadinho é um bom exemplo de como nós, mineiros, somos intuitivos. A influência portuguesa não chegava aqui, por conta da distância do litoral. Era tudo imaginação dele”, pontua a artista.

Ana apresenta em sua exposição 13 telas que tentam criar texturas e movimentos que remetam à obra do mestre do Barroco mineiro. “É um releitura do que tenho como sentimento e respeito pela obra dele”, demarca Ana.

Uma das curiosidades é que as telas foram feitas tendo o jeans como tecido tratado. Outro ponto que torna a obra de Ana diferente é sua veia pela restauração. Ela se utiliza de ouro 18, por exemplo, para dar exatamente a textura barroca às suas telas. “Eu digo que tenho fascinação pelo cheiro da istória, do ouro e da prata”, comenta.

As comemorações dos 200 anos de morte de Aleijadinho motivaram a exposição de Ana, que já produzia seu trabalho, desde 2000. “Reverencio o nosso mestre Aleijadinho, que nos deixou essa história riquíssima e esse legado fabuloso. O tempo nunca parou para ele e nessa exposição eu dou continuidade a sua trajetória, mas dentro do meu momento. Para mim, o Barroco é a arte mais autêntica do mundo”, diz.

Normalmente tido como sombrio, o Barroco de Aleijadinho, para a artista, é mais solar. “Temos Vivaldi, Bach e Aleijadinho, que são artistas que lembram essa vocação luminosa da arte barroca”, comenta Ana, lembrando que uma das marcas do gênero é sua oposição entre claro e escuro, luz e sombra.

Agenda O quê. Exposição “Homenagem ao Barroco” de Ana Dias.

Quando. De hoje até 31 de outubro.

Onde. Casa Una de Cultura (rua Aimorés, 1.451, Lourdes)

Quanto. Gratuito.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave