Êxito do solo de Thom Yorke

Segundo álbum do vocalista do Radiohead já teve mais de um milhão de downloads

iG Minas Gerais |

John Davisson
undefined

O álbum lançado por Thom Yorke, vocalista do Radiohead, ultrapassou a marca de um milhão de downloads menos de uma semana após ser disponibilizado pelo BitTorrent. O lançamento foi o primeiro em que o sistema de transferência de arquivos online, normalmente associado à pirataria, foi usado para vender música. Com oito faixas, “Tomorrow's Modern Boxes” foi produzido por Nigel Godrich, colaborador habitual de Yorke.

Para fazer download do álbum completo, o usuário tem de pagar US$ 6. Baixar o single “A Brain in a Bottle” ou o vídeo da música é gratuito. O número de downloads é referente a essas duas modalidades de acesso. Até ontem, aproximadamente 1,2 milhão de downloads já haviam sido feitos.

“Se funcionar bem, isso pode ser um jeito efetivo de devolver algum controle sobre o comércio na internet para as pessoas que estão criando seus trabalhos”, afirmou Yorke sobre ter sido o primeiro artista a recorrer a esse modelo de transferência de arquivo. Atualmente, serviços de música por streaming dominam a distribuição digital ao lado de ferramentas que vendem downloads.

Yorke já testou com o Radiohead modelos alternativos de distribuição, como quando o grupo lançou “In Rainbows”, em 2007, primeiramente para download em seu site, deixando os clientes à vontade para pagar o preço que quisessem. Yorke estreou em carreira solo com “The Eraser”, em 2006. No ano passado, o músico lançou o disco “Amok”, com a banda Atoms for Piece. O Radiohead está, atualmente, em estúdio, compondo e gravando o sucessor de “The King of Limbs”, lançado em 2011.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave