Teatro de sombras na Funarte

iG Minas Gerais | João Paulo Costa |

Após a apresentação, Noronha convida as crianças a conhecerem de perto as peças e bonecos
Thaty Naila/divulgação
Após a apresentação, Noronha convida as crianças a conhecerem de perto as peças e bonecos

Pelas mãos do arquiteto e mestre na confecção de bonecos Gustavo Noronha, a livre adaptação de “O Menino Mutante”, do escritor mineiro Mauro Sérgio Fernandes, resultou em uma peça infantil de mesmo nome, carregada de linguagens oníricas e poéticas, na qual o foco é o teatro de sombras.

Esta estética de formas animadas caracterizada pelo jogo de luz em silhuetas e texturas em uma superfície de projeção, que proporciona imagens lúdicas e divertidas, poderá ser vista no palco da Funarte MG, de 9 a 12 (quinta a domingo), dentro do projeto Ocupação 3.0 De Lá Pra Cá.

“A ideia de adaptar ‘O Menino Mutante’ surgiu em um período em que passei em Cataguases, cidade do autor do livro. Lá conheci a obra e assim que comecei a ler sabia que o texto caberia perfeitamente no teatro de sombras”, afirma Noronha.

Enredo

Para a montagem foi criada um trilha sonora toda especial, que dá movimento e plasticidade para a história. E assim como no livro de Fernandes, o enredo gira em torno do garoto Pedrinho, que em meio à natureza descobre que pode se transformar em pedra, árvore e lagartixa.

Segundo Noronha, o espetáculo é para todas as idades. “Não só as crianças se encantam. Os pais saem da peça fascinados. Perceber a experiência do público com a linguagem que imprimimos e vê-los envolvidos pelos efeitos visuais criados é algo muito bacana e tocante”, conta.

Além da apresentação, o mestre bonequeiro – que atualmente é o diretor da Casa de Bonecos de Poços de Caldas e também integra o Grupo Giramundo –, destaca a proposta de também aguçar a curiosidade dos pequenos. “Desafiamos as crianças a conhecerem nossas peças ao final da apresentação. Mostramos para elas que é possível fazer teatro de sombras em suas casas com materiais fáceis de serem achados. E é este despertar e provocação que a gente deseja colocar nas cabecinhas delas”, diz.

Após a curta temporada em BH, Noronha apresenta “O Menino Mutante” em algumas cidades do Sul de Minas e, ainda, engatilha a temporada de verão da Casa de Bonecos, em Poços de Caldas.

“O Menino Mutante” Cia. Gustavo Noronha de Bonecos Funarte MG (r. Januária, 68, Floresta) Dias 11 (sábado) e 12 (domingo), às 16h.R$ 5 (inteira

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave