Menina escocesa recebe mão biônica feita em impressora 3D

Hayley Fraser, 5, nasceu sem os dedos da mão esquerda

iG Minas Gerais | da redação |

Felicidade. A pequena Hayley está adorando o novo membro
HEMEDIA
Felicidade. A pequena Hayley está adorando o novo membro

Um mão biônica de plástico feita por uma impressora 3D mudou a vida da menina escocesa Hayley Fraser. Hayley nasceu com um problema de saúde congênito na mão esquerda que a deixou sem dedos.

Médicos chegaram a sugerir uma cirurgia que retiraria um dedo do pé para ser usado na mão – mas os país acharam que ela ainda era muito pequena para esse tipo de procedimento.

“Ela tinha apenas 3 anos, não quisemos”, diz o pai, David Fraser. Pesquisando na internet, os pais chegaram à prótese, feita por uma empresa norte-americana a um custo equivalente a R$ 200.

Com a nova prótese, de cor rosa, ela pode andar de bicicleta e pintar as unhas. “A ideia original era ajudá-la a usar o guidão da bicicleta e poder se equilibrar melhor”, diz a mãe. Zania Fraser. A menininha diz que, mais do que isso, agora pode pintar as mãos da mãe.

Mecânica. A prótese permite que Hayley, ao mexer com a mão dentro da luva, feche e abra os dedos mecânicos. O membro artificial foi desenvolvido a partir de um molde de gesso criado por seus pais. “A prótese vai dar mais confiança a ela, que não precisa mais esconder a mão”, diz sua mãe.

A tecnologia. Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Para executar uma impressão, o dispositivo lê o projeto a partir de um arquivo e estabelece camadas sucessivas de líquido, pó, papel ou folha de material para construir o modelo através de uma série de seções transversais.

Estas camadas são unidas automaticamente ou fundidas para criar a forma final. A principal vantagem dessa técnica é a sua capacidade de criar praticamente qualquer forma ou característica geométrica.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave