Fruto de um decênio múltiplo

Compositor e produtor musical Marcos Braccini lança primeiro álbum solo, “Noturno”, hoje, em Ouro Preto

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Versatilidade. O artista passeia por diversos gêneros musicais nas faixas que compõem o disco
RENATO SARIEDDINE ARAUJO
Versatilidade. O artista passeia por diversos gêneros musicais nas faixas que compõem o disco

Marcos Braccini é um daqueles artistas cujo nome sempre vem acompanhado de vários predicados. No caso dele são: produtor musical, compositor e arranjador. Já produziu discos de vários músicos mineiros; criou letras populares e compôs arranjos de música erudita para instrumentos de cordas. “Essa multiplicidade nasceu da necessidade”, justifica.

Independentemente do motivo, o artista relata que toda a experiência adquirida nos últimos dez anos influencia na concepção de seu primeiro disco solo, “Noturno”, que será lançado hoje, no Teatro do Centro de Convenções da Ufop, em Ouro Preto. “Ele precisou ficar adormecido um tempo para que eu pudesse produzi-lo da maneira que queria”, diz.

Para isso, contou com parcerias na concepção das letras de quase todas as músicas do álbum. “Com exceção da música ‘The Bay’, todas as outras foram escritas a quatro mãos ou mais há muito tempo”, brinca. Entre os parceiros mais frequentes está Antonio Gomes Neto.

Os arranjos, ao contrário das letras, foram elaborados há pouco tempo e assinados pelo pianista Rafael Martini. “Ele contribuiu muito para determinar ‘a cara’ do disco. O seu trabalho possibilitou que todas as canções se renovassem”, diz Braccini.

O resultado é um robusto disco composto de 11 faixas, que, em comum, compartilham apenas a autoria. “Podemos dizer que é música brasileira com um leque grande de influências, de estilos musicais diferentes. Existe samba, rock, passagens pela música oriental, influência de concerto de cordas. Realmente não teve muita regra”, relata o compositor.

É por meio dessa miscelânea que o álbum proporciona sensações diversas no ouvinte, que tende a inebriar-se frente à diversidade melódica focada nos arranjos que priorizam instrumentos de cordas.

Vale a pena acessar o site do artista (www.marcosbraccini.com.br) para ouvir as faixas já disponíveis online. E, ao chegar à página, não se assuste em ver outro disco, o “Wiaria”, também disponível. Trata-se do próximo trabalho de Braccini, que também já está pronto, mas é dedicado exclusivamente à composição instrumental erudita. “Deve ser lançado no ano que vem”, adianta.

Agenda

O quê. Lançamento do CD “Noturno”, de Marcos Braccini

Quando. Hoje, às 21h

Onde. Teatro do Centro de Convenções da Ufop (rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave