Semana das Crianças terá atividades no zoológico de BH

Programação começa neste sábado (4) e inclui oficinas, exposições e visitas noturnas

iG Minas Gerais | Da Redação |

O animal chegou a ter uma companheira em 1984, mas não houve contato físico
Alex de Jesus
O animal chegou a ter uma companheira em 1984, mas não houve contato físico

A partir deste sábado (4), a criançada terá atividades especiais em comemoração ao Dia da Criança. Até o dia 12 de outubro, a programação, organizada pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, inclui oficinas, bate-papos, exposições, jogos, observação de aves, astros e estrelas, e visita noturna ao Aquário, entre outras ações.

O tema da Semana da Criança neste ano é “Filhotes na Zoo-Botânica: a importância de saber cuidar”, uma homenagem aos mais de 275 filhotes de 28 espécies que nasceram no Jardim Zoológico em 2013 e 2014. 

Um dos destaques da programação será o lançamento, no dia 10, da eleição do nome do filhote da gorila Lou Lou, o primeiro nascido na América do Sul. A escolha será realizada pela internet. Entre os nomes disponíveis para votação estão Ipy ("primeiro), Piatã ("forte, rijo, vigoroso") e Sawidi ("amado, querido, desejado").

Nessa data haverá também a abertura do Vagão Cultural Fernando Sabino, espaço multimídia para a divulgação da obra do escritor mineiro nascido em 12 de outubro. Estacionado ao lado da administração da Fundação Zoo-Botânica, o vagão oferece ao público a oportunidade de conhecer detalhes e reflexões do autor que não estão nos livros. O espaço ficará aberto à visitação permanente, de acordo com o horário de funcionamento do Zoológico.

Feira de adoção de animais

No sábado, dia 4, abrindo a Semana das Crianças na FZB-BH e comemorando o Dia dos Animais, diversas atividades educativas e de saúde pública serão realizadas no Parque Ecológico da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111) durante todo o dia, como uma feira de adoção de animais organizada pela ONG Adote um Animal.

Operação especial

Para o dia 12, a Fundação Zoo-Botânica montou uma operação especial com o objetivo de facilitar a visitação. A recomendação para quem prefere mais tranquilidade é visitar a FZB-BH no sábado, dia 11, pois, historicamente, o dia 12 atrai mais de 20 mil visitantes para as áreas do Zoológico e do Jardim Botânico. Entretanto, quem optar pela visita no domingo, Dia das Crianças, deverá ficar atento ao trânsito nas portarias. A operação contará com o apoio da BHTrans e da Guarda Municipal.

O público deve lembrar que existe o limite de 800 veículos nas áreas de estacionamento já estabelecidas dentro do Zoológico e pode pensar na possibilidade de estacionar nas imediações da portaria do Aquário (Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha), que será especialmente aberta para a entrada de pedestres também neste dia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave