Instituto dos EUA publica relatório sobre as eleições brasileiras

Texto traz análises sobre os possíveis efeitos da eleição de cada candidato majoritário sobre a política externa brasileira

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A eleição presidencial brasileira e seus impactos na política internacional são os temas de um relatório divulgado nesta quinta-feira (2), pelo Centro para Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS). O texto, disponível em inglês no site do CSIS, traz análises sobre os possíveis efeitos da eleição de cada candidato majoritário sobre a política externa brasileira.

Segundo os autores, Carl Meacham e Hussein Kalout, a presidente Dilma Rousseff (PT), se reeleita, tende a manter uma visão pragmática da política externa, buscando para o Brasil uma posição de liderança do "Sul Global", composto pelos países em desenvolvimento. "Se Dilma for reeleita, suas prioridades vão provavelmente se manter concentradas em América Latina, África e Ásia", diz o texto. Já Marina Silva (PSB), ainda segundo os autores, procuraria dar mais importância ao tema do desenvolvimento sustentável -uma de suas bandeiras- no âmbito das relações internacionais. "Sua política externa provavelmente se distanciaria de uma política supostamente mais ideológica sob a gestão do PT, especialmente no que se refere às relações do Brasil com governos de esquerda na América Latina".

Por fim, a análise sobre Aécio Neves (PSDB) diz que o candidato tentaria desenvolver relações mais positivas com Estados Unidos e União Europeia. Os laços com Moscou e Pequim seriam mantidos comercialmente, mas perderiam importância política. "A prioridade que será dada às relações com EUA e EU não vão significar, entretanto, que a política externa de Aécio favorecerá o alinhamento automático a essas potências", diz o texto.

Nesta quinta, o CSIS realizará um evento em Washington para debater o tema e lançar o relatório. O debate terá a presença dos autores do texto, o diretor do programa do CSIS para as Américas, Carl Meacham e de Hussein Kalout, membro do Centro de Relações Internacionais Weatherhead da Universidade Harvard. Também estarão presentes o colunista do "Valor Econômico" Sergio Lamucci, a jornalista do jornal "O Estado de S.Paulo" Cláudia Trevisan, e o diretor do Instituto Brasil do Centro Woodrow Wilson, Paulo Sotero.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave