ONU alerta que ebola pode sofrer mutação e se espalhar pelo ar

Atualmente, o ebola é transmitido por fluidos corporais; porém, se a transmissão passar a ser também por via aérea, o trabalho de conter o surto será ainda mais difícil

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O vírus letal ebola poderá sofrer mutação e começar a se espalhar pelo ar, caso a epidemia não seja controlada com rapidez. Essa é a assustadora afirmação de Anthony Banbury, chefe da missão da ONU para a doença, dada à imprensa nesta quinta-feira (2).

Atualmente o ebola é transmitido por fluidos corporais, após contato direto com o corpo de uma vítima da doença. Porém, se a transmissão passar a ser também por via aérea, o trabalho de conter o surto será ainda mais difícil.

Segundo ele, o cenário é improvável, mas não pode ser descartado. Para Banbury, quanto mais tempo o vírus permanece em hospedeiros humanos 'no caldeirão virulento que é a África Ocidental', mais chances de mutação ele tem, disse ele em entrevista ao Telegraph. Ele ainda disse que a comunidade internacional se engajou "um pouco tarde" no combate à epidemia.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave