Astronauta Marcos Pontes fará palestra na UFMG

Universidade também receberá a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da UFRJ; evento faz parte da Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O astronauta brasileiro Marcos Pontes e a professora e neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, farão palestras no campus UFMG Pampulha durante a segunda edição da Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). A Feira reunirá mais de 300 alunos e 150 professores de todo o país entre 6 e 8 de outubro, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Suzana Herculano-Houzel fará a palestra 86 bilhões de neurônios: as vantagens e o custo de ser humano na segunda-feira, 6 de outubro, às 16h30, no auditório da Reitoria. Marcos Pontes vai falar na terça-feira, dia 7, às 8 horas, sobre Curiosidades do espaço, no mesmo auditório.

Durante o evento serão expostos cerca de 200 trabalhos científicos, desenvolvidos por alunos da educação básica e técnica de todo o país. Os melhores projetos, eleitos por equipe de avaliadores externos, serão premiados com bolsas de iniciação científica, troféus, medalhas e kits didáticos.

Programação Na solenidade de abertura, no dia 6 às 16h30, com a presença do reitor Jaime Ramírez, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mario Neto Borges, fará a entrega do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia.

Promovida pela Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fapemig, a iniciativa busca valorizar institutos e empresas que trabalham com inovação, principalmente no campo de pesquisas básicas identificadas com as necessidades da sociedade. Além de visitar os estandes de trabalhos, quem passar pela Feira também poderá desfrutar de atrações culturais e conhecer o Museu Itinerante Ponto UFMG, que estará aberto à visitação.

Paralelamente à realização da Febrat, o Museu Itinerante Ponto UFMG promove o Café Científico Virtual, que reunirá pesquisadores das mais diversas áreas para discutir tecnologia e ciência com os internautas. O bate-papo será transmitido durante todo o mês de outubro, via streaming, para as salas do projeto Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) e pelo YouTube. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave