Brasil vai para Sul-Americano em busca de experiência internacional

Na Argentina, brasileiros tentam se afirmam como maior potência da modalidade no continente, mesmo sem estrelas

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

Etiene retorna ao Brasil nesta terça-feira para continuar os treinamentos
SATIRO SODRE - CBDA
Etiene retorna ao Brasil nesta terça-feira para continuar os treinamentos

Depois da grande disputa do Troféu José Finkel, em São Paulo, os nadadores brasileiros voltam suas atenções agora para a disputa do XLII Campeonato Sul-Americano de Natação, em busca de experiência internacional e oportunidade de amadurecimento para os Jogos Olímpicos 2016, no Rio. A competição será em Mar del Plata, na Argentina.

O Sul-Americano vai até domingo e tem quatro etapas. As eliminatórias serão disputadas às 10h da manhã, e as finais, às 18h. O Brasil entra como favorito ao maior número de medalhas e deve confirmar superioridade na América do Sul.

“Este é um torneio estratégico para as nossas expetativas futuras, como os mundiais de Doha e Kazan, assim como para os próximos Jogos Pan-americanos. O mais importante agora é manter a hegemonia (sul) continental e mais uma vez ter a oportunidade de juntar os atletas e a equipe multidisciplinar trabalhando em um torneio internacional”, explicou o gerente da natação brasileira, Ricardo de Moura.

Em março deste ano, o brasileiros participaram de outra competição sul-americana, no Chile, de responsabilidade Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) e conquistou 37 medalhas. A nadadora Etiene Medeiros, sensação também do José Finkel, comentou a importância da participação nestas competições.

“Para nós, o Sul-Americano é muito importante, porque é aqui que todos os nossos nadadores começaram a fazer história e conquistaram muitos títulos. Eu gosto bastante de competir e usar estes torneios como parte de um treinamento. Não estou muito preocupada com os meus tempos, mas em voltar a pegar ritmo e me preparar para o próximo trimestre, em que teremos muitas competições”, disse ela.

Entre a delegação, seis atletas Fiat-Minas participarão da competição: Carolina Bilich, Manuella Lyrio, Carolina Bergamaschi, Lucas Kanieski, Marcos Macedo e Miguel Valente.

Confira o grupo completo:  Alessandra Marchioro, Beatriz Travalom, Carolina Bergamaschi, Carolina Bilich, Daniele Jesus, Daynara de Paula, Etiene Medeiros, Graciele Herrmann, Julia Gerotto, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio, Natalia de Luccas, Nathália Almeida, Pamela Alencar, Fábio Santi, Felipe França, Fernando Ernesto, Guilherme Guido, Henrique Rodrigues, João Gomes Jr., Leonardo Alcover, Lucas Kanieski, Marco Macêdo, Matheus Santana, Miguel Valente e Thiago Simon.