Primavera será de muito calor e com chuva forte só em dezembro

BH teve o segundo dia mais quente do ano, nesta segunda, com 33,4º C; pancadas isoladas podem ocorrer em outubro e novembro

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

A primavera em Belo Horizonte será de muito calor, conforme a meteorologia. Nesta segunda-feira (29), os termômetros registraram 33,4° C, o segundo dia mais quente do ano na cidade, perdendo apenas para os 33,5º C, do dia 2 de janeiro. Chuvas torrenciais, para recuperar as nascentes dos rios, só mesmo em dezembro.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, há possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde desta quarta-feira (1º) para a Grande BH, Alto Paranaíba ,Triângulo Mineiro, Campos das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Sul do Estado. Para as demais regiões, a estiagem continua.

Nesta quarta, as temperaturas também devem cair um pouco, ficando em torno dos 30º C. Mas a partir da próxima semana, os termômetros voltam a subir.

Chuvas

Chuvas isoladas devem chegar a BH e região somente em outubro e novembro. "Já aquelas chuvas capazes de recuperar as nascentes dos rios, só mesmo em dezembro", disse Ruibran.

Para a estação há também possibilidade de chuva de granizo e ventos fortes para as regiões Oeste e Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata. "Na região metropolitana da capital, a probabilidade é bem menor, mas pode ocorrer".

O aquecimento global e a influência do fenômeno El Ninõ são os responsáveis pela elevação da temperatura, e ainda é possível uma quebra de recorde no próximo mês. "Em 2012, Minas registrou 37,1° C no mês de outubro; a maior temperatura no Estado em cem anos. E este ano deve ser maior", adverte a meteorologia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave