Presidenciáveis apostam em MG

Dilma Rousseff e Aécio Neves estão de olho no eleitorado mineiro nesta última semana

iG Minas Gerais | LArissa Veloso |

PSDB.Pimenta da Veiga acompanhará Aécio Neves em agendas em BH e Uberlândia
RICARDO MALLACO / O TEMPO
PSDB.Pimenta da Veiga acompanhará Aécio Neves em agendas em BH e Uberlândia

A menos de uma semana para a eleição do próximo domingo, candidatos à Presidência da República concentram seus esforços para tentar conquistar os votos dos mineiros que ainda não se definiram – conforme a última pesquisa DataTempo/CP2, o índice de indecisos em Minas está em 15%. Na batalha para conquistar o segundo colégio eleitoral do país, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) têm uma disputa particular. Ambos querem garantir vitória no Estado onde nasceram.

As agendas dos dois para essa reta final confirmam que o Estado ganhou um peso ainda mais forte. A campanha do tucano confirmou que desta segunda até sábado ele estará em pelo menos três compromissos em território mineiro. Aécio estará nesta segunda à tarde em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. De lá, seguirá para Belo Horizonte onde concede entrevista coletiva à imprensa no Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, às 19h. Os compromissos contarão com a presença do candidato tucano ao governo, Pimenta da Veiga. Pelo lado petista existe a possibilidade de novos compromissos da presidente e candidata à reeleição no Estado, além da caminhada que Dilma Rousseff fará, nesta segunda, no fim da manhã, no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul da capital. Ao lado estará Fernando Pimentel, que concorre ao governo pelo PT. Mesmo com a coincidência de compromissos nesta segunda em Belo Horizonte, Dilma e Aécio não deverão se esbarrar pelo caminho. Quando Aécio desembarcar na capital, no início da noite, Dilma já estará rumo a São Paulo, onde tem compromisso de campanha. Além de ser o berço político do ex-governador tucano, Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 15 milhões de eleitores, perdendo apenas para São Paulo, que registra 31 milhões. Dilma e Aécio intensificaram as vindas a Minas nos últimos dias. Os números da última pesquisa DataTempo/CP2, de 20 de setembro, mostram a petista com 39,8% das intenções de voto, contra 21,1% de Aécio Neves. Marina Silva aparece em empate técnico com o tucano, com 22,3% de intenção de voto. 

Indecisos Datafolha. Pesquisa Datafolha do dia 26 mostra 12% de eleitores que votarão branco, nulo ou estão indecisos em Minas. O levantamento aponta Dilma com 36%, contra 29% de Aécio e 19% de Marina.

Datafolha: Marina cai em Minas Minas. A presidente Dilma Rousseff (PT) tem, segundo pesquisa Datafolha, 7 pontos percentuais de vantagem sobre Aécio Neves (PSDB) em Minas, Estado natal de ambos. Pontos. A candidata do PT saiu de 33% para 36% das intenções de voto em pesquisa divulgada no último dia 26, na comparação com o levantamento anterior, feito em 9 de setembro. Aécio passou de 26% para 29%, descolando de Marina Silva (PSB), que tinha 25% e agora aparece com 19% das intenções de voto no Estado. Outros. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada. Brancos e nulos são 5% e 9% não souberam responder. Pesquisa. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, ouviu 1.457 eleitores em 63 municípios do Estado e está registrado no TRE-MG sob o número 00115/2014.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave