O infantojuvenil em debate

Encontro com editores e escritores busca traçar um panorama de segmento literário para crianças e jovens no Brasil

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Debate. Uma das discussões do evento será sobre o universo dos livros infantojuvenis ilustrados
Simone teodoro / divulgação
Debate. Uma das discussões do evento será sobre o universo dos livros infantojuvenis ilustrados

Como bibliotecária da Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, Cleide Fernandes sente necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura infantojuvenil, um segmento que ela considera difícil de acompanhar, tamanho o crescimento nos últimos anos. Para profissionais que têm as mesmas demandas, ela organizou o seminário “Panorama do Livro para Crianças e Jovens”, que começa nesta segunda na capital mineira.

A principal palestrante do encontro, que também foi um tipo de curadora para o evento, é a consultora editorial Dolores Prades, professora convidada da Universidade Autônoma de Barcelona e publisher da revista “Emília”, especializada no segmento.

Dolores ministra duas aulas voltadas a profissionais da área, previamente inscritos. Nesta segunda, das 8h30 às 12h30, e das 14h às 18h, ela traça um panorama sobre os livros para crianças. Nesta terça, nos mesmos horários, fala sobre o mercado juvenil.

“As inscrições superaram as 30 vagas e tivemos de fazer uma seleção de quem vai participar. O evento foi procurado por escritores, ilustradores, professores, editores, enfim, diferentes tipos de profissionais que transitam nesse universo literário. Veio gente de outros Estados, como do Rio de Janeiro, e fiquei bastante satisfeita, motivada até a pensar em próximas edições”, afirma a idealizadora Cleide Fernandes.

Em cada aula, serão distribuídos kits com seis livros de referência da área. “É para que os profissionais possam começar uma biblioteca de consulta. A maioria não tem, mesmo sendo tão importante”, diz ela.

Para Leigos. Ao público ainda não iniciado no mercado, mas interessado em saber mais sobre ele, foram organizados dois debates. O primeiro, hoje, aborda o livro ilustrado no Brasil, com a participação das escritoras Anna Cunha e Marilda Castanha (vencedora do prêmio Jabuti de 2011 por “Mil e Uma Estrelas”) e do ilustrador Odilon Moraes.

“Até para quem trabalha nessa área falta conhecimento técnico e teórico dessa produção específica para crianças e jovens. E Dolores Prades conseguiu trazer profissionais muito reconhecidos, que vão ajudar a entender em detalhes esse universo tão peculiar”, comenta Cleide.

Já a outra discussão questiona a própria existência da literatura juvenil. Participam a escritora madrilenha Ana Garralón, a carioca Flávia Lins e Silva (autora da série “Diário de Pilar”) e o professor João Luís Ceccantini (vencedor do Jabuti em 2009, por “Monteiro Lobato – Livro a Livro”).

“Existem muitas confusões neste mercado. Quais os critérios para reconhecer um livro infantil ou juvenil de qualidade? Os livros informativos, por exemplo, ocupam um lugar obscuro, pouco discutidos”, avalia a coordenadora.

Agenda

O quê. Seminário Panorama do Livro para Crianças e Jovens, com Dolores Prades e convidados

Quando. Nesta segunda e terça, das 8h30 às 20h.

Onde. Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (rua Carangola, 288, Santo Antônio). Informações: (31) 3277-8658

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave