Banho de chocolate, café e ouro

Histórico de trombose ou de algum problema vascular exige indicação médica

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Relax. Bárbara Godinho, 23, optou pelo banho de chocolate para relaxar entre os períodos de estudo
LEO FONTES / O TEMPO
Relax. Bárbara Godinho, 23, optou pelo banho de chocolate para relaxar entre os períodos de estudo

Um dos segredos de beleza da sedutora rainha egípcia Cleópatra eram os banhos de leite de cabra. Séculos depois, as opções se multiplicaram, e as mulheres estão se rendendo aos benefícios terapêuticos dos banhos de imersão de chocolate, vinho, café com leite e até ouro.

Entre as principais propriedades dos banhos estão a hidratação, a esfoliação e o relaxamento, segundo a esteticista Ana Paula Assis. “Eles promovem a ativação das células que mandam um estímulo para o relaxamento do corpo. Isso provoca imediatamente uma melhora na circulação e no retorno venoso. O calor da água também promove a vasodilatação. Com isso, o sangue flui melhor e recebe mais nutrientes, principalmente para a pele”, explica.

Chocolate e café são os ingredientes e aromas preferidos das clientes. “O envolvimento do corpo com o cacau tem ação antioxidante. O de café é energizante, promove a agitação das células, é mais estimulante”, explica Ana Paula.

As pessoas que geralmente procuram esses momentos de cuidados “são mulheres mais dinâmicas, com mais de 30 anos, casadas, que trabalham ou têm o próprio negócio, e querem um momento de descanso para chegar e desligar celular”, afirma a médica Glória Brandão, proprietária do spa Bella Donna, em Belo Horizonte, que oferece os serviços há mais de um ano.

Contraindicação. Ana Paula explica que cada banho tem uma função específica, tanto sensorial quanto terapêutica, mas todos acompanham uma esfoliação corporal total para promover a retirada das células mortas, ajudando na hidratação da pele de forma mais eficaz. Assim, os banhos com esfoliação devem ser feitos, no máximo, uma vez por semana, para não agredir a pele.

Além disso, por causa do efeito da vasodilatação, a esteticista alerta que quem tem algum histórico de trombose ou de problema vascular só poderá fazer os tratamentos com indicação médica.

Cultura. O tratamento com banhos variados ainda é visto como “luxo” no país, na opinião de Glória, ao contrário de outros lugares, como nos Estados Unidos e na Europa, onde os banhos já fazem parte da rotina de muitas pessoas.

Para fazer com que o público conheça melhor os benefícios dos banhos, a fisioterapeuta e diretora do Espaço Águas Claras, em Nova Lima, Ana Beatriz Martins, conta que vai passar a oferecer um banho tropical no verão. “Ele é quente, porém mais refrescante. É usado óleo de coco e hortelã. Estamos montando pacotes e temos uma sala de banhos muito agradável. Um dos mais procurados é o banho mediterrâneo, que inclui a drenagem linfática com sais marinhos e algas, que ajudam a desintoxicar e dar uma desinchada”.

Tratamentos

Valores. Os preços dos banhos variam de R$ 120 a R$ 370 e podem durar de 30 minutos até duas horas, de acordo com os responsáveis pelos spas ouvidos pela reportagem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave