Prefeitura estuda empréstimo de bikes para crianças

Ideia leva em conta o Parque Municipal, que terá duas ciclovias destinadas ao público infantil

iG Minas Gerais | Luciene Câmara |



Pintura no chão já mostra onde será uma ciclovia no Parque Municipal
Adão de Souza.
Pintura no chão já mostra onde será uma ciclovia no Parque Municipal

Cerca de 500 m formam as duas ciclovias infantis que serão implantadas no Parque Municipal de Belo Horizonte, até o próximo Dia das Crianças. Embora o espaço ainda seja pequeno perto do tamanho da área verde, que tem 182 mil m², a ideia da prefeitura é ampliar o projeto piloto no futuro e, se der certo no local, criar novas rotas em outros pontos de preservação da capital.

Ao visitar o parque, na manhã deste sábado, o prefeito Marcio Lacerda disse ainda que estuda a instalação de um ponto de empréstimo gratuito de bicicletas para crianças no parque. “No dia 12 (de outubro) não será possível, vamos levar alguns meses ainda estudando. Mas a ideia é ter bicicletas pequenas da própria prefeitura para empréstimo”, declarou o prefeito, que visitou o parque para vistoriar o projeto das novas ciclovias.

Ele disse que a ideia não é alugar as magrelas, como o Bike BH – sistema de bicicletas compartilhadas –, mas ceder gratuitamente. “Quem vem de carro para o parque, tem como trazer a bicicleta, mas quem vem de ônibus é mais difícil”, disse.

Formato. A ciclovia do Parque Municipal será infantil porque o regulamento do local só permite a entrada de bikes de aros 12, 14 e 16, que são para crianças. Um trecho, perto do lago do Quiosque, terá 302 m, e o outro, próximo do lago dos Marrecos, 185 m. As duas ciclovias não são interligadas, mas, segundo o prefeito, há possibilidade de ampliação. “O projeto está bem pensado, depois a gente vê se é o caso de ampliar ou não por causa da demanda”, comentou Lacerda.

Embora já estivessem pintadas, o prefeito determinou correções em parte do asfalto de uma ciclovia, já que alguns trechos estão irregulares. Depois, será preciso pintar de novo, separar a pista do restante da via e instalar a sinalização.

Atualmente, Belo Horizonte tem cerca de 74 km de ciclovias. Até o fim deste ano, serão 100 km.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave