Mineiras do futebol de olho no futuro promissor

Times lutam para o vencer e garantir o grande sonho de disputar a Copa do Brasil em 2015

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

Neves FC ainda encontra dificuldades de um local para o treino
JOAO GODINHO/06.09.2014
Neves FC ainda encontra dificuldades de um local para o treino

Sem nenhum glamour, o Campeonato Mineiro de Futebol Feminino começa neste domingo e representa a esperança de quem quer ganhar projeção nacional, já que é dado ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil. No entanto, o baixo orçamento e a pouca mão de obra ainda são empecilhos para que a competição apresente um bom nível de futebol.

Exceção à regra, o organizado Neves Futebol Clube, time que recebe patrocínio da Prefeitura de Ribeirão de Neves e de empresários locais, está investindo na amadora modalidade. Desde que o Atlético fechou as portas para as categorias de base, a prática inexiste em Belo Horizonte e região metropolitana do Estado, mas ganhou uma nova chance em Neves.

Sob o comando do ex-técnico do Atlético, Wellison Bittencourt, adolescentes passaram por uma peneirada há três semanas e iniciam o sonho de seguir os passos de Marta e chegar à seleção, como tantas outras mineiras já fizeram. Mas para isso, terão que driblar outros obstáculos.

“Eu estou só estudando e treinando, tentando conseguir a minha carreira. O futebol brasileiro não tem capacidade. Chega uma hora que tem que escolher: ou estuda ou treina. A família pressiona, a idade vai chegando”, afirma Jéssica, 20, que já projeta a Copa do Brasil 2015.

Outras mais jovens ainda dão os primeiros passos no esporte. A principal dificuldade é achar um lugar para treinar. O jeito é improvisar os treinos ao lado de homens mesmo.

“Jogava na escola, na rua com meus primos. Homem joga mais pegado, jogar com eles me ajuda aqui. Se eu pudesse jogar seria no Galo, como não tem, o Santos. Acho que consigo chegar à seleção, tenho apoio da família”, conta Lorrayne Aparecida dos Santos, 14.

A estreia do Neves será em casa, contra o Bola de Fogo, às 15h.

Outros jogos

Agenda. Além de Neves x Bola de Fogo, o Mineiro Feminino tem mais duas partidas neste domingo: o Manchester recebe o Santa Cruz, enquanto o Internacional visita o Bahia.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave