O novo luxo

Conheça as propostas das passarelas do verão 2015 para aplicá-las na vida real

iG Minas Gerais |

A Jil Sander investiu num clima andrógino, com direito a muitas bermudas (alerta tendência!) e camisas
Luca Bruno
A Jil Sander investiu num clima andrógino, com direito a muitas bermudas (alerta tendência!) e camisas

O que é luxo para você? Para a maioria das pessoas, ter muitas coisas ou coisas caras remete a essa palavra. A opulência da Dolce & Gabbana a exemplifica bem. Mas luxo também pode ser o que o estilista belga Dries Van Noten propôs em seu desfile de verão 2015. Em uma referência à “Ofélia” do pintor inglês John Everett Millais, ele trouxe à passarela a simples possibilidade de deitar e relaxar na grama. Sabe o que também é luxo? Desconectar-se. Quem é que pode ter esse prazer por muito tempo (sem estar de férias) nos dias de hoje? A moda parece ter sacado isso. O luxo, atualmente, está na simplicidade. Quando todos têm acesso a tudo, ser simples torna-se questão de bom gosto. Ter poucos e bons. Roupas, amigos, objetos. Fazer bem e com amor. E é nesse ritmo de vida simples que as semanas de moda vêm avançando. W

Quem segue a moda, no entanto, quer novidade. Por isso, cada temporada traz suas tendências. Pinçamos aqui algumas das últimas (Milão, de 17 a 22/9 e Paris 23/9 a 1/10) para você se manter up to date com o universo fashion.

Cabelo rebelde

Despenteado, com cara de quem acabou de acordar. Se quiser sair de rabo de cavalo, pode prender assim mesmo, sem olhar para a escova. A Prada foi quem mais investiu no “penteado desgrenhado”. A Marni apostou em uma versão com fios de aspecto molhado, ainda mais práticos para o verão. O bom é que você não terá de se preocupar com a umidade.

Flor no cabelo

Cansou da já batida coroa de flores? Acostume-se. A vibração campestre continua com fôlego total nessa primavera. A pegada latina também tem força. Elas apareceram nos desfiles da Marchesa e da Dolce&Gabbana, cada uma com sua proposta.

Maquiagem nada

Desafio sem make? Pode sair de casa assim. Nas passarelas de semana de moda, a falta de maquiagem é fake. Sempre existe uma base aqui, um iluminador acolá. Você pode fazer a pele perfeita e investir numa mascarazinha de cílios. Mas não se pinte demais, nesse verão, quanto mais natural melhor.

Chinelão

Além das sandálias birkenstocks, vários modelos de chinelões estão em alta. Desde os mais festivos, com brilhos, pérolas e pedrarias aplicadas, até os hippongos. Valem os de “pé no chão” e os flatform (com plataformas baixas). O ar desleixado é cool.

Fim dos 60s, início dos 70s

A cintura ainda é alta, mas a ideia é hippie. Pense em jeans sem lavagem e camurça de tom natural. As calças boca de sino estavam começando a aparecer. Os anos 70, aliás, são a década da vez. Voltaram o tie-dye (batique, para iniciados), os vestidos longos esvoaçantes, a renda branca e as flores no cabelo. Se quiser se travestir de hippie, a moda aceitará. Não é apenas pelo visual, mas pelo que a ideologia prega: precisamos de menos para viver, devemos preservar o planeta.

Formas simples

ainda que a silhueta seja elaborada, os cortes estão mais retos e simples. O minimalismo é eterno, mas nunca esteve tão em alta. É o momento certo para investir em boas peças que vão durar a vida toda, especialmente em preto e branco. A combinação, aliás, foi a tônica de desfiles de grifes clássicas, como Balenciaga e Balmain.

Assimetria

Os cortes e recortes assimétricos são o que há de mais interessante nas modelagens (simples) atuais. Eles conferem graça ao que poderia ser normal demais na onda “norm” do momento.

Camisa

Nunca um item foi tão repetido nas passarelas quanto ela, especialmente a branca. Até a extravagante Dolce & Gabbana, conhecida por suas fortes imagens de moda, povoou a passarela de modelos vestindo hot pants bordadas e camisa branca. Um dado a se pensar.

Bolsa de mão

A roda da moda gira em função das vendas. As bolsas práticas _carteiro, saco, shopping _ estão com tudo há um tempo. As passarelas trazem agora uma velha novidade: a bolsa carregada na mão. Fique de olho, ela está de volta, pronta pra te fazer aposentar aquelas que você acabou de comprar.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave