Irregularidade de jogadores vira mercado na Série B

Anônimos estariam assediando os clubes; Coelho perdeu 21 pontos após ser denunciado

iG Minas Gerais | Antônio Anderson |


À espera do julgamento, time de Givanildo joga hoje no Horto
Lincon Zarbietti / O Tempo
À espera do julgamento, time de Givanildo joga hoje no Horto

Denunciada à imprensa por Marcus Salum, integrante do Conselho de Administração do América, a atuação de empresários e advogados que estudam o regulamento e vasculham as súmulas de jogos do Campeonato Brasileiro em busca de irregularidades envolvendo jogadores não é algo fora da lei.

Marcus Salum revelou que tem recebido ligações anônimas de pessoas vendendo denúncias sobre jogadores irregulares em outros clubes na Série B. “Pode ser imoral, mas não é ilegal. O artigo 5º inciso II da Constituição fala que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, salvo em virtude da lei”, afirmou o advogado especialista em direito esportivo Gustavo Lopes Pires de Souza.

O advogado explica que não há irregularidade em uma pessoa oferecer e cobrar por esse tipo de serviço, desde que fique claro como foi que ela teve acesso a essas informações. “Essa situação não ocorreria se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprisse a sua obrigação de fiscalizar o registro dos atletas. A entidade tem um banco de dados com todo o histórico dos jogadores que estão disputando as competições por ela organizada”, ressaltou.

Caso Eduardo. Recentemente, o América foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela suposta utilização irregular do lateral-esquerdo Eduardo em quatro jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Na primeira instância, o clube foi punido com a perda de 21 pontos e agora aguarda por um recurso do Pleno para tentar recuperar essa pontuação ou pelo menos uma boa parte dela.

Jogo deste sábado. Enquanto aguarda pelo julgamento, o Coelho segue sua caminhada na Série B em busca do objetivo de deixar a zona de rebaixamento da competição. O time alviverde receberá o Santa Cruz neste sábado, a partir das 16h10, na Arena Independência, em jogo válido pela 26ª rodada da competição. O América inicia a rodada na lanterna da tabela de classificação, com 16 pontos, dez a menos que o América-RN, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Boa Esporte

Pelo G-4. Invicto há sete jogos, com cinco vitórias e dois empates, o Boa Esporte enfrenta o Avaí neste sábado, às 16h10, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, em partida válida pela 26ª rodada da Série B. A Coruja começa a rodada em sexto lugar, com 41 pontos, três a menos que o Vasco, clube que fecha o grupo dos quatro primeiros colocados. Os mineiros podem entrar no G-4 dependendo dos resultados de Vasco e Ceará. (AA)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave