'O Pelé do piano" em BH

iG Minas Gerais | João Paulo Costa |

Arthur Moreira Lima já foi chamado “o Pelé do piano”
Série pianistas/Divulgação
Arthur Moreira Lima já foi chamado “o Pelé do piano”

Considerado pela crítica mundial um extraordinário intérprete do grande repertório romântico, Arthur Moreira Lima ganhou da revista “La Suisse” a denominação de “o Pelé do piano”. A crítica norte-americana elegeu a gravação que o brasileiro fez dos “Noturnos”, de Chopin, “o mais importante registro pianístico do ano”. Já o crítico londrino Dominic Gill, do “Financial Times”, afirmou que ele “sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo o seu instrumento falar”.

O público da cidade vai ter a oportunidade de rever esse virtuose da música clássica na próxima terça (30), no teatro Bradesco. De acordo com Moreira Lima, o repertório do concerto em BH terá bastante variações. “Basicamente, vamos reverenciar Chopin, Bach, Piazzolla e Villa Lobos. Mas teremos também algumas referências da música popular. O público belo-horizontino é sempre muito acolhedor e conhece bem as obras dos grandes mestres. Isso nos motiva a levar um espetáculo condizente com a exigência do público local”, afirma.

Segundo o pianista, sua agenda de concertos está completa até o final do ano. Em 2015, as apresentações de Moreira Lima ganham novamente ares internacionais. “Estamos preparando uma turnê na China, onde faremos dois concertos. A expectativa é grande, mas antes, o desejo é o de surpreender o público mineiro”, diz.

Trajetória

Nascido no Rio de Janeiro, Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos. Aos nove, já participava de um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira. Com uma vocação nata para o piano, não demorou para que aquele garoto fosse estudar fora e, posteriormente, ganhasse as principais salas de concerto do mundo, tendo participado de grandes filarmônicas como as de Varsóvia, Leningrado, Berlim, Moscou, Praga e National da França.

Sua projeção internacional se deu ainda no ano de 1965, quando ganhou o “Concurso Chopin”, em Varsóvia.

Arthur Moreira Lima na série "Concertos Bradesco” Teatro Bradesco (r. da Bahia, 2.244, Lourdes). Terça (30), às 20h30. R$ 60 (inteira)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave