Comitê da Bacia do Rio São Francisco propõe uso consicente da água

Pedido foi enviado aos órgãos competentes de Minas Gerais e do país

iG Minas Gerais | Ana Paula Pedrosa |

Nascente do Velho Chico fica dentro do Parque da Serra da Canastra, em São Roque de Minas
Nascente do Velho Chico fica dentro do Parque da Serra da Canastra, em São Roque de Minas

O Comitê da Bacia do Rio São Francisco se reuniu nesta sexta-feira (25) e tomou medidas emergenciais em razão da seca que atinge o país. O fato de ter secado a principal nascente do rio São Francisco, dentro do Parque Estadual da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, acendei o alerta desses órgãos.

O pedido para a realização de uma campanha de racionalização de água foi enviado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (MG), ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas e ao Operador Nacional do Sistema (ONS).

As propostas são a redução da vazão da represa; levantamento das cidades pertencentes à bacia, que tenham nascentes ou córregos secos, e uma campanha de orientação ao setor agrícola, industrial, comércio e às residências de como fazer o uso consciente da água.

De acordo com o Comitê, está é a segunda pior seca que o Estado enfrenta, tomando como indicador o nível da represa de Três Marias, que atingiu 5,4% de sua capacidade desde quando foi construída 1931. A pior seca foi registrada em 1971, quando  a seca é a segunda píor desde 1931, quando foi construída. A pior foi em 1971, quando o nível baixou para 3%.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave