Prefeito de NY é 'acusado' de ter provocado a morte de marmota

Na quinta-feira (25), o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, acabou se tornando suspeito de ter causado, acidentalmente, a morte da estrela do Dia da Marmota, realizado em 2 de fevereiro; veja o vídeo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Prefeito Bill de Blasio é
Youtube/Reprodução
Prefeito Bill de Blasio é "acusado" de matar animal em data tradicional

Na quinta-feira (25), o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, acabou se tornando suspeito de ter causado, acidentalmente, a morte da estrela do Dia da Marmota, realizado em 2 de fevereiro. Naquele dia, em que a tradição diz que a marmota anunciará quando será o fim do inverno, o prefeito deixou o roedor cair ao chão.

De acordo com um artigo do jornal "The New York Post", a marmota, conhecida como Chuck pelos que a visitam no Staten Island Zoo, morreu uma semana depois da queda devido a "lesões internas", que seriam "consistentes com uma queda". Além disso, Chuck seria na verdade uma fêmea, chamada Charlotte. O jornal alega que o zoológico encobriu as duas informações.

No meio da manhã de quinta, porém, o mistério se aprofundou. Funcionários do zoológico e um deputado democrata local apresentaram uma linha do tempo alternativa, que parecia absolver o prefeito. Depois de cair das mãos de De Blasio, em fevereiro, o jardim zoológico disse que a marmota passou por um "exame médico completo", que não revelou nenhum sinal de trauma ou dor.

O animal participou de vários eventos ao longo semana seguinte, sem exibir nenhum problema de comportamento ou de apetite. Em 9 de fevereiro, porém, a marmota foi encontrada morta. A necropsia revelou "ferimentos internos repentinos", segundo o zoológico. O jardim zoológico, porém, informou que "a causa exata das lesões não pôde ser determinada".

O vereador republicano Vicente Ignizio, líder da minoria da Câmara de Nova York, pareceu menos convencido. Em um post no Twitter, Ignizio sugeriu, em aparente tom de brincadeira, que o incidente merece uma nova investigação. "Chuck é Chuck ou Charlotte? Ele 'caiu'? Eu só quero saber o que o prefeito e o zoológico sabiam, e quando eles o souberam".

Vídeo do acidente

No vídeo publicado pelo jornal americano "Wall Street Journal" é possível ver o momento em que o prefeito Bill de Blasio deixa o animal cair no chão:

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave