Brasil encara Turquia em jogo que promete dificuldades

Depois de vencer os três primeiros jogos por 3 a 0, equipe verde-amarelo deve ser exigida contra adversárias que deram muito trabalho recentemente

iG Minas Gerais | DANIEL OTTONI |

Brasil quer vitória contra equipe que tirou sua invencibilidade no Grand Prix
DIVULGAÇÃO - FIVB
Brasil quer vitória contra equipe que tirou sua invencibilidade no Grand Prix

Considerado dentro de um grupo complicado no Campeonato Mundial da Itália, o Brasil só a partir deste sábado pode começar a ter maiores exigências dentro da competição. Nos três primeiros jogos, dois adversários de nível bem inferior (Camarões e Canadá), que não deram trabalho. O jogo de estreia, contra a Bulgária, que prometia maiores dificuldades, também foi vencido com propriedade, ajudando a somar três vitórias e nenhum set perdido nestes primeiros confrontos.

Neste sábado, mesmo já classificado, será a vez de desafios maiores, a começar pela Turquia, em jogo marcado para as 15h. No domingo, chega a vez de enfrentar a Sérvia, possivelmente o maior concorrente da chave, em partida que deve definir o primeiro colocado.

A equipe turca não possui tanta tradição no cenário internacional, mas pode muito bem complicar as coisas, visto o passado recente. No Grand Prix, as turcas foram responsáveis por tirar a invencibilidade do Brasil na competição, mostrando que do outro lado existem jogadores que requerem atenção.

"A Turquia foi o único time que nos venceu no Grand Prix. É uma equipe que está crescendo ao longo dos anos e, lógico, almeja a melhor classificação para a próxima fase assim como nós", indica o técnico José Roberto Guimarães.

Depois das três vitórias, a expectativa é de um jogo que não deve ter o mesmo contexto dos anteriores. “O jogo contra a Turquia será difícil e tem tudo para ser um grande duelo. Elas perderam a última partida para Bulgária por 3 sets a 2 e precisam ainda mais da vitória para melhorar na classificação. Temos que fazer o nosso papel e manter a tranquilidade”, comenta a ponta Jaqueline.

Mesmo sabendo que é preciso dar um passo de cada vez, o treinador já alerta para o último compromisso.

"A Sérvia está em segundo lugar no grupo com oito pontos, mas já enfrentou a Turquia e a Bulgária e conseguiu boas vitórias. Serão dois jogos difíceis e estamos nos preparando para esses confrontos. Serão duas partidas em sequência com adversários diretos pela classificação”, mostra Guimarães.

Primeira fase:

23.09 - Brasil 3 x 0 Bulgária (25/19, 25/22 e 25/16)

24.09 - Brasil 3 x 0 Camarões (25/14, 25/15 e 25/18)

25.09 - Brasil 3 x 0 Canada (25/14, 25/8 e 25/18)

27.09 - Brasil x Túrquia às 15h (horário de Brasília) - SporTV

28.09 - Brasil x Sérvia às 15h (horário de Brasília) - SporTV