Voz que revela a memória de um tempo

Espetáculo estreou no fim de 2013 e cumpriu carreira no interior do Estado, mas foi pouco visto em Belo Horizonte

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Sozinha em cena, atriz tenta rememorar características da década de 1970
Pedro Mendes / Divulgacao
Sozinha em cena, atriz tenta rememorar características da década de 1970

As estações de rádio, até hoje, ostentam uma certa aura de curiosidade de seu público, que apenas ouve a voz de seus locutores, apresentadores sem (muitas vezes) sequer conhecer os donos e donas daquela voz. Esse não será o caso de Adelaide Fontana, responsável, durante 25 anos pelo programa “Suspiros do Meio-dia”. Adelaide é personagem do espetáculo “A Rainha do Rádio ou Acorda Amor”, da Companhia Cisco de Teatro, que se apresenta, no Espaço Aberto Pierrot Lunar, neste fim de semana.

“Eu comprei os direitos desse texto há muito tempo e fiquei muito envolvida com o trabalho. Tanto que fiz uma minuciosa pesquisa de época. Eu fui atrás de tudo o que acontecia no ano de 1974. O que cada artista importante gravou?”, indaga Rose Brant, única atriz em cena, na montagem.

Apesar de ser uma personagem que diga respeito a seu tempo, Rose tentou extrapolar a alçada temporal e estender o olhar sobre Adelaide com uma visão mais universal, mais feminina. “Fiz questão de retirar todas as demarcações temporais que existiam no texto”, garante. E como é versar sobre uma personagem de um tempo, fugindo dessas demarcações? “O texto fala através de metáforas, de maneira alusiva. Era o jeito de driblar a censura e continuar abordando certas coisas. Acho que isso faz dele uma obra mais aberta, mais ampla”, completa.

Rose se apresenta dentro de uma programação específica na Pierrot Lunar que se chama “Mulheres em Cena” e espera que a temporada lhe renda bons frutos. “Acho que é um jeito mais orgânico de pensar a produção de teatro, na cidade, hoje. Eu fiz tudo, desde a pesquisa, o figurino, a direção. É um teatro independente. Eu ensaiei esse espetáculo na sala da minha casa”, diz.

Serviço.  “A Rainha do Rádio ou Acorda Amor”. Hoje e amanhã, às 21h; domingo, às 19h, no Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137, Floresta). Ingressos R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave