Para (re)afirmar a vocação recreativa dos museus

Terceira edição do Boa Noite Memorial reúne atrações plurais no Memorial Minas Vale, hoje

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Locais. As atrações artísticas acontecerão ate às 2h30 no museu e também na praça do lado dele
Guto Muniz
Locais. As atrações artísticas acontecerão ate às 2h30 no museu e também na praça do lado dele

As portas do Memorial Minas Vale, museu integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, vão ficar abertas até o meio da madrugada de hoje para sediar atividades culturais, no mínimo, atípicas para um museu, com a realização do Boa Noite Memorial.

O evento, que chega à sua terceira edição, promove shows, projeções, apresentações de DJs, leitura dramática e performances como forma de diluir a visão sacralizada de que museus são maçantes e inatingíveis. “Museu não é nada disso, é um espaço de diversão, para fruição das artes como qualquer outra atividade recreativa. O Boa Noite Memorial nasceu para provar isso e para mostrar um museu vivo”, comenta o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.

Embora o norte do projeto se assemelhe com edições anteriores, Tameirão conta que a programação de cada ano prioriza pontos diferentes. “Neste ano a ideia é aproximar o museu de manifestações urbanas”. Por isso, um dos principais destaques da programação será a Batalha Show de All Styles, em que bailarinos de diferentes gerações são convidados a “duelar” ao som de músicas surpresas.

A programação, que também acontece na praça Carlos Drummond de Andrade (ao lado do museu), conta com shows de Caffeine Trio e Túlio Mourão Trio, tocando Beatles, além do programa Leitura Rara. “Com essa diversidade esperamos atrair também públicos distintos. Neste ano, pensamos muito no público jovem na escolha das atrações e estamos aguardando que cerca de 5.000 pessoas passem por aqui. O museu costuma receber dez mil por mês”, afirma Tameirão.

Com o crescimento anual do evento, o gestor do espaço faz questão de afirmar que a capacidade dentro do museu, por medidas de segurança é de, no máximo, 300 pessoas. “Os excedentes deverão aguardar em uma fila”, informa. A programação completa no site www.memorialvale.com.br.

Agenda

O quê. Boa Noite Memorial

Quando. Hoje, das 18h às 2h30

Onde. Memorial Minas Vale (praça da Liberdade esq. com rua Gonçalves Dias).

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave