Rola-Moça tem dois incêndios

Ocorrências em Brumadinho e na capital podem ser criminosas, segundo bombeiros

iG Minas Gerais | Cinthia Ramalho |

Época de clima seco facilita propagação dos focos de incêndio
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Época de clima seco facilita propagação dos focos de incêndio

Nos últimos dois dias, incêndios atingiram ao menos dois pontos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na região metropolitana – no Barreiro, em Belo Horizonte, e em Casa Branca, distrito de Brumadinho. Segundo a Divisão Ambiental do Corpo de Bombeiros, o incêndio na capital teve início por volta das 15h dessa quarta-feira (24). 

Já em Brumadinho, as primeiras labaredas foram registradas na madrugada de ontem. Nos dois pontos, o fogo colocou em risco a vida de famílias que moram próximo às áreas de preservação ambiental. Segundo os bombeiros, houve outros quatro incêndios no parque nesta semana.

De acordo com o sargento Galbas, da Divisão Ambiental dos bombeiros, em Belo Horizonte, o foco de incêndio começou na mata e, por causa do forte vento e do tempo seco, o fogo se alastrou até o bairro Solar do Barreiro – que faz divisa com o parque – e rodeou algumas casas. Brigadistas, voluntários, os 40 bombeiros do parque e militares dos 1º, 2º e 3º batalhões dos bombeiros controlaram as chamas por volta das 10h. “As labaredas estavam muito fortes. Suspeitamos que tenha sido um incêndio criminoso”.

A família do operador de máquina Wanderlei Gonçalves, 40, passou a noite em claro. “Além da preocupação, viramos a noite tentando apagar as chamas”, contou. Segundo o sargento, nesta época do ano, de clima seco, qualquer foco pode se transformar em grande incêndio. Moradores de áreas próximas a matas devem ficar em alerta, já que a capital deve ter umidade relativa do ar baixa – entre 20% e 30% – até a próxima segunda-feira, conforme alerta feito pela Defesa Civil ontem.

Brumadinho

Em Casa Branca, segundo a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), o fogo começou às margens da estrada que liga o parque a Ibirité, o que reforça a tese de que o incêndio tenha sido criminoso. De acordo com a Amda, diversos focos nos dois lados da estrada se espalharam rapidamente e atingiram a unidade de conservação.

Brigadistas contiveram as chamas, mas o fogo voltou a atingir a área por volta das 6h e não tinha sido apagado até o fechamento desta edição.

2013 x 2014

Até quarta-feira, foram queimados 270 hectares do parque do Rola-Moça. Em todo o ano passado, a área queimada foi de 39 hectares. Os dados são do governo estadual.

Saiba mais

Incêndios. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, foram registrados 3.723 incêndios em Minas até setembro deste ano. No mesmo período de 2013, houve 2.275.

 Inquéritos. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, até agosto deste ano, foram registradas 1.859 ocorrências de incêndios criminosos em áreas de preservação em Minas. A Divisão de Meio Ambiente da Polícia Civil afirmou, sem divulgar números, que investiga incêndios criminosos em áreas de preservação.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave