Santos encara o Atlético-MG e quer voltar a vencer fora

A última vez que o Peixe venceu como visitante foi no dia 29 de maio, no jogo contra o Bahia

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

O atacante Robinho está de volta à seleção brasileira
Ivan Storti/Santos FC
O atacante Robinho está de volta à seleção brasileira

O Santos terá de passar por cima dos muitos problemas internos, principalmente o atraso no pagamento de salários dos jogadores, para voltar vencer como visitante, depois de quase quatro meses, nesta quinta-feira, às 20h30, contra o Atlético Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez em que o time santista somou três pontos fora foi no dia 29 de maio, em Feira de Santana (BA) diante do Bahia.

Para subir na tabela de classificação e entrar na luta por vaga na Copa Libertadores de 2015, os santistas precisam de uma sequência de vitórias e deixar de oscilar quando joga fora da Vila Belmiro. Desde a chegada do técnico Enderson Moreira, o time ganhou do Vitória, no Pacaembu; perdeu do Sport, na Arena Pernambuco; voltou a triunfar diante do Coritiba, em casa; empatou com o Grêmio, no Sul; e venceu o Figueirense, também na Vila Belmiro. Em comparação ao trabalho de Oswaldo de Oliveira, o futebol apresentado pelo time nas últimas rodadas é menos vistoso, mas os resultados são melhores.

Enderson Moreira tem inúmeras dúvidas para escalar o time. A principal delas é o goleiro Aranha, que sente um incômodo no músculo posterior da coxa esquerda. O goleiro não participou dos treinos da semana e nesta quarta se submeteu a um exame de diagnóstico por imagem. Ele viajou com a delegação, mas não sabe se terá condições de jogo e ser for vetado, entra Vladimir. Robinho também não apareceu no campo e a explicação foi que ele fez um trabalho de fortalecimento muscular na academia, mas vai jogar porque tem 99 gols pelo Santos e pode atingir a marca centenária.

Com o retorno de Edu Dracena, Neto vai atuar pela esquerda da zaga, substituindo David Braz (cumprirá suspensão pelo terceiro amarelo). Caju será mantido na lateral esquerda. Arouca, que também foi poupado do jogo contra o Figueirense, volta a formar a dupla de volantes de marcação com Alison. Uma das possibilidades é Enderson Moreira usar Souza para reforçar a marcação na entrada da área e abrir mão de um atacante, fechando a equipe para tentar a vitória no contra-ataque.

"Tenho na minha cabeça o que devo fazer, mas como há um bom tempo até a hora do jogo, vou esperar um pouco para anunciar a minha decisão. Um jogador vai ter que esperar. E pode ser Leandro (Damião), Gabriel ou Thiago (Ribeiro). Ele fica fora desse jogo e entra no seguinte. Não trabalho apenas com 11 titulares, mas com peças que podem cumprir corretamente as suas funções", disse o técnico.

Como Robinho faz questão de jogar e Leandro Damião é titular de Enderson Moreira, a tendência é que Gabriel, com contrato renovado e salário de selecionável, e o experiente Thiago Ribeiro fiquem no banco de reservas, como opções para o segundo tempo.