CBF quer Allianz Parque como sede do futebol em 2016

Além do estádio do Palmeiras, o Morumbi, "casa" do São Paulo e a Arena Corinthians também disputam a realização dos jogos de futebol das Olimpíadas do Rio

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Projeto do estádio do Palmeiras que ficará pronto em julho deste ano
Reprodução
Projeto do estádio do Palmeiras que ficará pronto em julho deste ano

Em má fase no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras teve uma boa notícia. Marco Polo Del Nero, presidente eleito da CBF, anunciou em Zurique, seu apoio para que o Allianz Parque seja a sede paulista dos jogos de futebol na Olimpíada do Rio, em 2016. Seria uma forma de justificar os investimentos para a construção da nova arena palmeirense, que deve ter sua inauguração em outubro ou novembro.

Em São Paulo, a disputa é política e governador e autoridades pedem ao COI e à Fifa que adiem qualquer definição para depois das eleições para presidente do País e governador do Estado. Além do Allianz Parque, outros dois estádios da capital paulista disputam a realização de partidas nos Jogos.

Em 2009, o Comitê Rio-2016 (Co-Rio) fechou um acordo com o Morumbi para que fosse a sede do futebol em São Paulo. O Co-Rio já indicou que, de alguma forma, pretende respeitar o acordo com o São Paulo, que ficou fora da Copa do Mundo.

Mas os organizadores agora recebem a pressão da Fifa para que utilizem as instalações da Copa do Mundo, justamente para mostrar que os investimentos se justificam. Isso, na prática, significa usar o Itaquerão, estádio do Corinthians. Na última quarta-feira, em Zurique, representantes da Fifa voltaram a defender que os estádios da Copa sejam os escolhidos.

Em Zurique, representantes do Co-Rio e da CBF começaram a desenhar um calendário de partidas para o torneio de futebol dos Jogos de 2016, tanto para a modalidade masculina como feminina.

SEDES - Segundo Del Nero, no Rio, a preocupação é justamente a falta de estádios. A final será disputada no Maracanã. Além do Rio, a previsão é de que os jogos ocorram ainda em Brasília, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.

O Estádio do Engenhão, que está em reforma, só será utilizado para a disputa das provas de atletismo. As obras para a cobertura deverão ser finalizadas até o fim do ano. Outras adequações para receber o atletismo serão iniciadas em 2015. O Campeonato Ibero-Americano, previsto para maio de 2016, será o primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos, que serão disputados em agosto.