Piscina italiana é recordista com 40 m de profundidade

Projeto faz parte de hotel localizado em Montegrotto Terme, na região de Vêneto

iG Minas Gerais | Da redação |

Entretenimento. Piscina é um grande atrativo, e hotel organiza eventos para mergulhadores profissionais e fotógrafos
Divulgacao / Y-40
Entretenimento. Piscina é um grande atrativo, e hotel organiza eventos para mergulhadores profissionais e fotógrafos

A Itália é dona da piscina mais profunda do mundo. Batizada de Y-40, por ter 40 m de profundidade, ela tem o tamanho aproximado de um prédio de 13 andares. O enorme tanque agora ocupa o posto da Nemo 33, na Bélgica, que antes estava na primeira posição no ranking, com 33 m. Elaborado pelo arquiteto Emanuele Boaretto, o projeto foi realizado em um ano.

A piscina faz parte do Hotel Terme Millepini, em Montegrotto Terme, uma comuna italiana da região de Vêneto. O local oferece aos hóspedes diversas atividades aquáticas, como mergulho livre e fitness na água.

São 4.300 m³ de água em uma temperatura que gira em torno de 32° C a 34° C. Sua estrutura tem plataformas em vários níveis de profundidade e cavernas projetadas para treinamentos de profissionais.

O local é ideal para mergulhadores profissionais e ainda irá servir como fonte de pesquisa para universidades e outras instituições. Muitos estudos poderão ser realizados em relação à resistência do corpo humano sobre a pressão da água.

O ambiente é procurado também por fotógrafos e cinegrafistas. Como a ideia chama tanta atenção, o hotel realiza eventos para mergulhadores. Programações e fotos dos participantes são divulgados na página da piscina no Facebook, batizada de “Y-40 The Deep Joy”.

Natureza

Lagos naturais mundo afora também competem em profundidade:

Lago Baikal, na Rússia Com mais de 1.600 m de profundidade, o lago da Sibéria é o mais profundo do planeta.

Lago Tanganica, na fronteira entre quatro países africanos (Tanzânia, Congo, Burundi e Zâmbia), tem quase 1.500 m de profundidade, com uma extensão de 33 mil km².

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave