Vice de Marina vai pedir que Amaral adie eleição no PSB

Beto Albuquerque vai fazer um apelo interno no PSB para que o presidente Roberto Amaral adie a reunião para eleições de dirigentes da legenda, prevista para segunda-feira (29)

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |


Beto Albuquerque já pediu ajuda do ministro da Defesa, Celso Amorim
Beto Albuquerque já pediu ajuda do ministro da Defesa, Celso Amorim

O candidato a vice na chapa de Marina Silva (PSB), Beto Albuquerque, disse nesta quarta-feira, 24, que vai fazer um apelo interno no PSB para que o presidente Roberto Amaral adie a reunião para eleições de dirigentes da legenda, convocada para segunda-feira, 29. Segundo Beto, a convocação "inesperada" feita por Amaral causou mal-estar dentro do PSB.

"Eu sou vice-secretário do partido e não fui convocado sobre a publicação deste edital. Isso é incompreensível", disse Beto a jornalistas antes de participar de um evento com sindicalistas ao lado de Marina, em São Paulo. Beto afirmou que a convocação feita por Amaral foi "absolutamente desconectada da realidade eleitoral" e um "atropelamento desnecessário".

Amaral, que também participa do evento de campanha na capital paulista, se recusou a falar com a imprensa sobre o assunto. Ele alegou que não discutirá questões internas do partido com jornalistas e que o presidente do PSB-SP, Márcio França, será o porta-voz sobre o tema.

Questionado nessa terça-feira, 23, sobre a convocação de Amaral, França disse que o dirigente estava apenas "seguindo o roteiro", pois a data da eleição já estava estabelecida desde antes da morte de Eduardo Campos. Amaral repetiu o argumento para jornalistas. Amaral está desde 13 de agosto na presidência, após a morte de Campos, que além de candidato, presidia a legenda.

Logo que assumiu, após a tragédia aérea que vitimou Campos, Amaral assinou documentos como presidente, sem adicionar a palavra "interino", o que causou incômodo entre integrantes da legenda. Da ala conhecida como "PSB histórico", Amaral enfrenta resistência de outras alas, em especial de quadros mais jovens e de Pernambuco do PSB.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave