População do Industrial São Luiz protesta contra falta de segurança

Bairro fica no limite entre Contagem e Betim, e, segundo Associação de Moradores, há um jogo de empurra entre duas companhias da PM na hora de atender as ocorrências

iG Minas Gerais | Gustavo Lameira |

Moradores e comerciantes do bairro Industrial São Luiz, no limite entre os municípios de Contagem e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizaram protesto contra a falta de segurança, na tarde desta terça-feira (23).

O manifesto reuniu cerca de 200 pessoas e também colheu assinaturas em um documento que será entregue ao comando dos batalhões responsáveis pela área. A principal reclamação em relação a segurança local é o jogo de empurra entre as companhias 133 do 18ª Batalhão e a 177 do 33º batalhão, na hora de atender as ocorrências.

Segundo o secretário da Associação de Moradores, João Batista, os assaltos são o grande problema do bairro. "O número de roubos cresceu demais aqui. Há um tempo, uma dupla de moto vinha fazendo arrastões constantes, sempre entre 4h45 e 6h." Para ele, o ideal seria a criação de uma companhia militar integrada. "A Polícia Militar é uma corporação do Estado, não do município. Com essa confusão entre os responsáveis pela segurança quem sai prejudicada é a população".

Durante o protesto na rua Simonésia, entre as 15h e 16h dessa tarde, comerciantes demonstraram sua insatisfação baixando as portas das lojas. O trânsito ficou lento no local, e a PM acompanhou toda a movimentação.

Conforme a associação, um abaixo-assinado, organizado anteriormente, também correu entre os manifestantes. Ao todo, 2.000 assinaturas serão levadas aos comandos de policiamento da região na manhã desta quarta-feira (24).

PM

Em resposta, as companhias admitiram a existência do problema, no que diz respeito ao atendimento do bairro Industrial São Luiz, e ainda que só atendem de forma aleatória os casos de flagrante.

Mas pediram para nossa reportagem buscar mais detalhes com a P5 dos batalhões, que só funcionam em horário administrativo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave