Demanda por aéreas cresceu 5,9% em agosto, diz Abear

A Abear destacou que a taxa ficou próxima da registrada no acumulado de 8 meses, que é de 5,6%, o que mostra que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

TAM/Reprodução
undefined

A demanda por transporte aéreo doméstico retomou o crescimento em agosto, após ter registrado uma baixa expansão durante o período da Copa, e apresentou crescimento de 5,9% em relação a agosto de 2013, informou, nesta terça-feira, 23, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais aéreas brasileiras (TAM, GOL, Azul e Avianca).

A Abear destacou que a taxa ficou próxima da registrada no acumulado de 8 meses, que é de 5,6%, o que mostra que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre. Nos primeiros meses do ano, o setor registrou uma forte taxa de expansão, e a Abear indicou que o desempenho era resultado do adiantamento de compromissos de negócios e calendário corporativo, tendo em vista a Copa e as eleições.

Já a oferta seguiu controlada e mostrou um recuo de 0,9% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação alcançou um recorde para agosto, mês tradicionalmente mais fraco, atingindo os 79,3%, o que corresponde a uma expansão de 5,1 pontos porcentuais. No total, foram embarcados ao longo do mês passado 6,7 milhões de passageiros, alta de 4,1%.

Em participação de mercado, a TAM segue na liderança, pelo critério de RPK (passageiro-quilômetro transportado), respondendo por uma fatia de 39,1%, seguido pela Gol, com 35,6%, Azul (16,3%) e Avianca (9%).

No mercado internacional, o crescimento da demanda também foi classificado como "surpreendente" para agosto, com uma expansão de 14,7%, bastante superior à demanda do mercado doméstico. Já a oferta foi ampliada em 5,2%, levando a taxa de ocupação a avançar 7,1 pontos porcentuais, para 85,3%, também um recorde histórico. No segmento, a TAM tem 84,7% do mercado, enquanto a Gol ficou com 15,3%. As duas empresas embarcaram juntas 433 mil passageiros no mês, 12,1% a mais que em agosto de 2013.

Leia tudo sobre: Voos domésticosaviõesaeroportosBalançosAbearTAMGOLAzulAviancaBrasildemanda