Alunos da rede municipal recebem computadores

Distribuição começou nesta segunda e vai beneficiar estudantes; prefeitura investiu R$ 3 milhões

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |


Equipamentos operam como tablets e podem ser levados para casa
Anagnia Flois / ACOM PMSGRA
Equipamentos operam como tablets e podem ser levados para casa

Um total de 2.000 computadores começaram a ser distribuídos nesta segunda aos estudantes da rede municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central. A ação faz parte do programa Um Computador por Aluno, que vai disponibilizar a 14 escolas da cidade netbooks para uso em sala de aula e em outros ambientes. A previsão é que todos os equipamentos sejam entregues até o fim desta semana a todos os estudantes da rede municipal.

Segundo a prefeitura, o programa objetiva modernizar o ambiente escolar e promover a inclusão digital da família, já que os equipamentos funcionam como tablets e podem ser levados para casa. “Nosso objetivo é fazer com que os estudantes aprendam cada vez mais”, disse a secretária municipal de Educação, Glória Pessoa.

Os 240 professores da rede já receberam os netbooks e foram capacitados. Para os alunos, a fase de adaptação será ao longo desta semana, com orientações sobre o uso e a conservação dos aparelhos.

A estudante Letícia Marques Rabelo, 9, aluna da 3ª série do ensino fundamental da Escola Maria de Lourdes Moreira dos Santos, não escondeu a emoção. “Este é meu primeiro computador”, comemorou.

Os estudantes poderão ficar com os equipamentos mesmo após concluírem o ensino fundamental e sair da escola. Os que ingressarem na rede nos próximos anos também vão receber equipamentos, e outros computadores poderão ser adquiridos conforme a entrada de novos alunos, segundo a prefeitura. Foram investidos R$ 3 milhões na compra dos computadores.

Pesquisa

Sem recursos. Dados do Censo da Educação Básica de 2013, da ONG Todos pela Educação, revelam que 48,1% das escolas públicas do Brasil não oferecem computadores para os estudantes.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave