Praça da Liberdade vai ganhar mais flores neste início de primavera

Entre as espécies que começarão a ser cultivadas nesta terça estão lírios, hortênsias, gardênias e rosas de diversas cores; estação do ano deve trazer chuvas

iG Minas Gerais | Luiza Muzzi |

undefined

Para celebrar a chegada da primavera, que teve seu início oficial no Brasil às 23h29 desta segunda-feira (22), a Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital, vai ficar mais colorida. Mantenedora do local, a Vale vai promover, de terça (23) até quinta-feira, uma revitalização dos canteiros, por meio do cultivo de novas plantas. Segundo a empresa, o replantio dos jardins faz parte do cronograma de manutenção da praça, e as espécies foram escolhidas conforme recomendação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Gerente do Memorial Vale e um dos responsáveis pela praça, Wagner Tameirão explica que a proposta é manter o espaço de acordo com seus padrões originais – a praça foi adotada e recuperada pela Vale em 1991, seguindo o estilo arquitetônico de sua primeira reforma, na década de 1920. "A praça da Liberdade é um patrimônio tombado, em que cada canteiro tem uma espécie de planta. A cada estação essas plantas são trocadas, para obedecer ao projeto e às características do espaço", afirmou Tameirão.

Entre as espécies que começarão a ser cultivadas nesta terça estão lírios, hortênsias, gardênias e rosas de diversas cores. Nomes menos conhecidos, como tegetes, desmaiadas, plumbagos, salvias e mini-ixorias também estarão presentes. Segundo a Vale, a expectativa é que ao longo da semana as centenas de pessoas que circulam diariamente pela praça já percebam as mudanças da estação que, tradicionalmente, é a mais florida do ano.

Clima

A previsão é que a chegada da primavera traga ao país, depois de longos períodos de estiagens, as tão esperadas chuvas. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, são características da estação o aumento tanto da temperatura média quando da umidade relativa do ar. "Nesse período de transição, especialmente no final de setembro e no início de outubro, começam a ocorrer algumas chuvas em todo o Estado de Minas Gerais, principalmente em forma de pancadas ao final da tarde", afirmou o meteorologista. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave