“Comício virtual” é a aposta para atingir eleitor no interior

Dilma inunda grotões com 30 mil DVDs; Aécio monta caravana que leva filmes com seus feitos

iG Minas Gerais | Isabella Lacerda e Tâmara Teixeira |

Vídeo de Lula que, junto com o de Dilma, chega ao interior do país
Reprodução de vídeo
Vídeo de Lula que, junto com o de Dilma, chega ao interior do país

A falta de tempo e de recursos para percorrer todos os 5.561 municípios brasileiros tem forçado os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) a adotar estratégias específicas para os chamados “grotões” do país. Com vídeos e mensagens gravadas, os presidenciáveis tentam sensibilizar e conquistar eleitores e prefeitos de pequenas cidades.

A tática da presidente Dilma é inundar o interior do país com 30 mil DVDs. São três minutos com depoimentos da petista e do ex-presidente Lula. A estimativa da campanha é de que os filmes – entregues diariamente em todos os Estados – cheguem a pelo menos 4.000 cidades, atingindo, até o dia da eleição, um terço do eleitorado brasileiro.

Até a última quinta-feira, 28 mil vídeos – que vêm dentro de um kit com material de publicidade – tinham sido entregues. Nesses 15 dias que antecedem a eleição, serão distribuídos mais 2.000 deles.

Durante encontro do PT com partidos aliados em Minas, na semana passada, o coordenador nacional dos pequenos municípios da campanha de Dilma, Romênio Pereira, pediu aos prefeitos, vice-prefeitos e deputados presentes que transmitissem as mensagens das duas principais lideranças do partido em atos políticos nas suas respectivas cidades.

“Cada liderança vai receber dois DVDs para usar em pequenos comícios e reuniões e mostrar o que está sendo feito pelo nosso partido”, afirmou Pereira.

Aécio Neves também tem investido em vídeos para atingir o público distante das grandes cidades e das agendas. A equipe do senador tucano produziu filmes curtos que estão sendo entregues nos diretórios municipais e a deputados junto com cartazes e áudios do jingle para rodar nas cidades.

Os parlamentares aliados têm a missão de espalhar a imagem do presidenciável em suas bases. Nas imagens, ele mostra os feitos como governador de Minas e apresenta propostas.

Para garantir a exibição dos DVDs, o comitê ainda montou caravanas que percorrem o interior de Minas. Quando chega no destino, o carro para na praça central e monta uma espécie de “cinema”. Os moradores são convidados a assistir a sessão e conhecer as ideias de Aécio.

A ação inclui ainda o plantio de uma árvore que simboliza as ideias do candidato, segundo sua assessoria. O tucano também aposta em entrevistas para rádios regionais. Ao todo, já foram mais de cem. Anteontem, teve início a publicidade em jornais locais.

“O partido tem feito panfletos e pequenos filmes. Os deputados, quando vão em suas bases, levam esse material. Além disso, as caravanas estão indo principalmente para o Norte de Minas e os Vales do Mucuri e Jequitinhonha”, explica o ex-secretário de Governo Danilo de Castro, que também coordena a campanha do candidato tucano ao governo de Minas, Pimenta da Veiga.

Socialista. Marina Silva (PSB) não tem uma ação voltada especificamente para as localidades menores e os seus prefeitos. Segundo sua assessoria de imprensa, a candidatura não tem recursos para tal. A aposta, ainda de acordo com sua equipe, é na mobilização dos militantes e também na divulgação das propostas na internet, em sites e redes sociais.

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