Deputados de carteirinha lideram pesquisas por vaga

Dos 90 líderes em votos, 87 têm algum passado na política

iG Minas Gerais |

São Paulo. Se 70% dos brasileiros afirmam esperar mudanças em relação ao próximo presidente, uma série de pesquisas realizada pelo Ibope indica que uma renovação expressiva dificilmente ocorrerá na Câmara dos Deputados. Dos 90 candidatos a deputado federal mais lembrados pelos eleitores em 18 unidades da Federação, apenas três são estreantes nas urnas e não vêm de famílias de políticos.

Todos os outros 87 já têm um passado na política, seja por experiência própria ou pelo sobrenome. Os dados foram calculados com base nos resultados das pesquisas da série Deputados do Ibope. O levantamento pode ser contratado pelos próprios candidatos que desejam saber os cinco mais citados espontaneamente pelos eleitores nos maiores Estados.

A conclusão é de que o discurso da renovação na política, bandeira que ganhou força após a onda de manifestações iniciada em junho do ano passado, não deverá se manifestar com tanta força na nova composição do Legislativo federal.

Dos 90 candidatos a deputado federal preferidos dos eleitores até agora, 83 já são políticos e foram eleitos para cargos eletivos em pelo menos uma ocasião anterior. A maioria – 51 nomes – já está na Câmara dos Deputados, e outros quatro estiveram em legislaturas passadas. Além deles, 17 são deputados estaduais atualmente, que tentam pela primeira vez chegar à esfera federal concorrendo ao cargo.

O restante dos concorrentes já teve mandato de vereador em alguma cidade importante do seu Estado ou ocupou algum cargo executivo.

Em família. Quando se leva em conta todos os 90 candidatos a deputado federal mais lembrados pelo eleitorado, a taxa dos que possuem algum parente na política é considerada alta: chega a 44%.

O Rio Grande do Norte chama a atenção nesse quesito: todos os cinco candidatos a deputado federal mais lembrados vêm de famílias tradicionais da política no Estado.

A lista dos concorrentes nas eleições de outubro contém todos os sobrenomes locais mais importantes: Walter Alves, do PMDB, filho do senador Garibaldi Alves Filho; Fábio Faria, do PSD, filho do vice-governador e candidato a governador Robinson Faria; Felipe Maia, do DEM, filho do senador José Agripino Maia; e Fafá Rosado, do PMDB, e Sandra Rosado, do PSB – as duas candidatas são primas, vindas da família política mais importante e tradicional de Mossoró.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave