Costa envolve dois ex-diretores em esquema de fraude

Renato Duque e Nestor Cerveró foram citados em delação

iG Minas Gerais |

Denunciado. Diretoria comandada por Nestor Cerveró também teria cometido ilícitos, segundo Costa
Gustavo Lima / Câmara dos Deputados - 10.9.2014
Denunciado. Diretoria comandada por Nestor Cerveró também teria cometido ilícitos, segundo Costa

SÃO PAULO. Preso na Operação Lava Jato e alvo de dois processos judiciais por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou que havia irregularidades em mais duas diretorias da Petrobras, segundo reportagem publicada ontem pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Segundo ele, houve delitos nas diretorias de Serviços e da Área Internacional, entre 2004 e 2012. Costa foi indicado para a diretoria de Abastecimento na cota do PP, apadrinhado pelo deputado federal José Janene, que faleceu em 2010.

A Diretoria de Serviços era comandada no período por Renato Duque, indicado pelo PT e próximo ao tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. De acordo com a revista “Veja”, que também publicou reportagem sobre o tema, Duque foi indicado pelo ex-ministro José Dirceu, e, nas diretorias indicadas pelos petistas, o dinheiro da propina era arrecadado por Vaccari.

A área Internacional era comandada por Nestor Cerveró, que tinha apoio do PT e do PMDB.

As duas diretorias estão envolvidas com negócios investigados pela Polícia Federal. A Internacional comandou a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, na qual Paulo Roberto Costa disse ter recebido propina de R$ 1,5 milhão para facilitar o negócio.

A de Serviços é investigada pelas obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Duque teria negado a interlocutores próximos “intimidade” no esquema, diz a reportagem.

Ele não foi localizado para comentar a acusação feita por Costa. O advogado Edson Ribeiro, que representa Cerveró, disse que Costa não tem o “condão de contaminar a conduta das demais pessoas” e que precisa provar o que fala.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave