Confiança no elenco em alta

Treinador admite a dificuldade de bater o rival, mas quer o seu time buscando um algo a mais

iG Minas Gerais | Fernando Almeida e Thiago Prata |

Confiante. Levir Culpi sempre deixou claro que acredita na força do elenco atleticano
VINÍCIUS COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO – 25.4.2014
Confiante. Levir Culpi sempre deixou claro que acredita na força do elenco atleticano

“Temos elenco para vencer o Cruzeiro”. A frase do técnico Levir Culpi serve como grito de guerra do Atlético para o clássico de amanhã, contra o arquirrival, às 16h, no Mineirão. Mas para montar um time em condições de bater a Raposa, o treinador alvinegro precisou poupar três de seus principais jogadores do confronto passado, diante do Goiás, e contar ainda com o retorno de atletas que se recuperaram de lesões ou cumpriram suspensão. Situações que podem fazer a diferença, ainda mais para uma equipe que, segundo o comandante do Galo, terá que superar uma adversidade extra.

Após o triunfo pelo placar de 3 a 2 sobre o Goiás, na quinta-feira, Levir voltou a criticar o calendário brasileiro, dizendo que o Cruzeiro ganhou um dia a mais de preparação para o clássico, já que a Raposa enfrentou o Atlético-PR na quarta-feira.

Ciente disso, o técnico precisou recorrer a uma solução a fim de encarar os celestes com uma formação em condições de superar o mandante da partida. E tal solução foi poupar o zagueiro Leonardo Silva, o meia-atacante Luan e o avante Diego Tardelli do embate passado, em Goiânia. O treinador não queria correr o risco de perder alguns de seus principais jogadores para o clássico.

Outra medida adotada foi antecipar as substituições do meia Dátolo e do atacante Carlos no segundo tempo do duelo ante o Esmeraldino, exatamente para preservar esses atletas para o dérbi mineiro.

E Levir ainda contou com boas notícias vindas do departamento médico. Recuperados de lesões, os volantes Pierre e Josué se tornaram opções para o clássico. E olha que na quinta o treinador estava pessimista quanto ao aproveitamento desses dois jogadores. Quem também volta é o lateral-direito Marcos Rocha, que cumpriu suspensão.

“Estamos confiantes, pois os jogadores vão voltar, e teremos um elenco um pouco melhor para definir o time. Isso dá tranquilidade para jogar”, comentou o técnico do elenco alvinegro.

Isso não quer dizer que Levir dá a vitória como certa amanhã. O comandante sabe que o time atleticano terá de suar a camisa se quiser sair de campo com o triunfo. “É difícil vencê-los lá. (no Mineirão). Mas se a gente espera alguma coisa diferente nesse campeonato, temos de fazer algo de diferente. E uma vitória pode mudar o rumo das coisas. Isso é possível”, disse Levir Culpi.

Um dos atletas preservados, o atacante Diego Tardelli destacou a importância do descanso para chegar 100% para o confronto diante do arquirrival.

“Praticamente fizemos isso (descanso) na semana passada, na Copa do Brasil, e depois contra o Grêmio. Repouso total. Temos que ficar com as pernas para cima, porque no domingo o bicho vai pegar de novo”, destacou o camisa 9.

O fisiologista do Atlético, Roberto Chiari, também exaltou a importância do descanso para os atletas. “Quando você está em um período longo de dois jogos realizados por semana, você não tem uma semana aberta para ter uma qualidade de recuperação. Com isso, é jogar e se recuperar”, afirmou Chiari.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave