Petista ganha em dez regiões

Candidato do PSDB, Aécio Neves, vence Dilma na região Central e no Oeste do Estado

iG Minas Gerais | Guilherme Reis |

Marina Silva ficaria fora do segundo turno em cinco regiões
Vagner Campos / MSILVA Online
Marina Silva ficaria fora do segundo turno em cinco regiões

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) vence seus principais rivais, o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva (PSB), em dez das 12 regiões de Minas Gerais. Apesar de estar empatado nas intenções de voto com Marina, o tucano tem a preferência de eleitores em duas áreas.

A presidente Dilma alcança sua maior vantagem diante dos rivais no Norte de Minas, onde chega a 54,4% das intenções de voto, contra 10,7% de Marina Silva e 20,1% de Aécio Neves.

A vantagem sobre os concorrentes também é expressiva no Vale do Jequitinhonha, onde a petista registra 48,1% da preferência do eleitorado. No segundo lugar, Marina tem 19% contra 12,7% de Aécio. Coincidentemente, as duas regiões são as menos desenvolvidas do Estado, e grande parte da população é beneficiária de programas do governo federal, como o Bolsa Família.

Mesmo sendo ex-governador do Estado, Aécio Neves consegue a maioria da intenção de votos apenas nas regiões Central e Oeste. Na primeira área, onde tem seu melhor aproveitamento, o tucano atinge 35,6%. Já Dilma alcança 33,3%. A candidata socialista registra 24,4%. Na outra região, o senador mineiro contabiliza 31,6%. Já a chefe do Planalto alcança 27,6%, e Marina Silva, 20,4%.

A substituta de Eduardo Campos (PSB), que faleceu em acidente de avião, Marina Silva tem seu melhor aproveitamento no Campo das Vertentes. Na região ela chega a 34,7%. Dilma lidera no local por uma diferença de 6,1 pontos percentuais, já que chega a 40,8%. Aécio tem 16,3% da preferência do eleitorado na área.

A consulta mostra que Marina não tem intenções de voto maiores do que as de seus rivais em nenhuma das regiões do Estado. Das 12 áreas analisadas, Marina Silva não iria para o segundo turno em cinco.

Em oito áreas, Aécio Neves não chegaria à segunda etapa do pleito. Entre elas, o tucano tem a menor preferência do eleitorado no Vale do Jequitinhonha, onde alcança 12,7%. Marina Silva tem menor percentual de intenções de voto no Norte de Minas: 10,7%.

A petista tem a sua pior marca no Sul/Sudoeste de Minas. A região oferece 32,7% à atual governante do país. A região é também a que mostra a disputa mais acirrada entre os presidenciáveis. A diferença de Dilma para o terceiro colocado, Aécio Neves, é de 9 pontos percentuais, já que o tucano registra 23,7%. A diferença entre ele e Marina é de 3 pontos percentuais. Dessa forma, a socialista conquista 26,7% das intenções de voto.

A pesquisa DataTempo/CP2 aponta que a governante petista não fica fora do segundo turno em nenhuma área do Estado.

Registro

|Dados. A pesquisa realizou 2.075 entrevistas entre os dias 11 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais. O registro na Justiça Eleitoral é BR 00650/2014.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave