Em caminhada por Venda Nova, Aécio diz acreditar em 'virada'

Presidenciável tucano afirmou que acredita que irá para o 2º turno; ele ainda criticou o desempenho do país no PNAD e ajudou a campanha de Pimenta da Veiga

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cumprindo sua agenda oficial de campanha, o presidenciável Aécio Neves realizou uma passeata pela região de Venda Nova durante a tarde desta sexta-feira (19). O tucano criticou o desempenho do Brasil na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na quinta-feira (18) e que mostra que o país recuou ao patamar de 2011.

"Com os últimos dados do PNAD, a presidente Dilma Rousseff (PT) coloca na sua própria testa o carimbo do fracasso" apontou o ex-governador do Estado.

O índice PNAD é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e serve como medida do grau de concentração de renda e distribuição, cujo valor vai de zero (igualdade) até um (desigualdade extrema). O número divulgado na quinta mostra que houve um crescimento na comparação de 2012 e 2013, com o valor chegando a 0,498. Apesar da variação ter sido pequena (em 2012, o número era de 0,496), foi a primeira vez desde 2001 que o PNAD não indica queda no país.

Durante a caminhada, Aécio enfatizou que acredita em uma virada nos rumos da eleição e que sua visita a Minas é para ‘convocar’ os mineiros e fortalecer sua candidatura. De acordo com números do Datafolha, divulgados na quinta, Aécio está em 3º na corrida para o Planalto, com 17% das intenções de votos.

Ajuda a Pimenta

O presidenciável tucano também não perdeu a chance de dar forças ao correligionário Pimenta da Veiga, que disputa um cargo ao governo estadual. De acordo com Aécio, sua candidatura é ‘parceira’ com a do ex-prefeito de Belo Horizonte.

“Minha candidatura e a de Pimenta da Veiga é uma coisa só. Nós somos parceiros de um modelo só” disse.

De acordo com a pesquisa Datatempo/CP2, divulgada nesta sexta-feira (19), o candidato tucano ao Palácio Tiradentes está em 2º, tendo 23,5% das intenções de votos. Em primeiro lugar aparece o petista Fernando Pimentel, com 39,2%.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave