Jogos Asiáticos garantem vagas de hóquei sobre grama no Rio 2016

Uma seleção masculina e uma feminina do continente vão garantir presença nas Olimpíadas do Brasil

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Jogos Asiáticos garantem duas vagas da modalidade para o Rio 2016
Getty Images/Feng Li
Jogos Asiáticos garantem duas vagas da modalidade para o Rio 2016

Dezoito seleções asiáticas concorrem a partir deste sábado, a duas vagas para o hóquei sobre a grama, nas Olimpíadas Rio 2016. A disputa será nos Jogos Asiáticos, que acontecem em Incheon, na Coreia do Sul. As campeãs das modalidades masculina e feminina do torneio vão se classificar para a primeira edição dos Jogos na América do Sul.

No torneio masculino, dez seleções disputarão a vaga Olímpica: Bangladesh, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Omã, Malásia, Paquistão, Singapura e Sri Lanka. No feminino, a disputa será entre oito países: Cazaquistão, China, Coreia do Sul, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Tailândia.

Para os Jogos do Rio 2016, a modalidade de hóquei sobre a grama terá  ao todo, 24 seleções, sendo 12 masculinas e 12 femininas. Para as duas categorias, cinco vagas serão definidas em competições continentais, como os Jogos Asiáticos, e seis através da Liga Mundial 2014/2015. A vaga remanescente é destinada ao Brasil, país-sede dos Jogos Olímpicos, mas para garantir a presença na competição, as seleções brasileiras feminana e masculino precisam alcançar posições determinadas pela Federação Internacional de Hóquei sobre grama (FIH).

A disputa de hóquei sobre a grama nas Olimpíadas acontece no seguinte formato: as 12 seleções de cada modalidade (masculino e feminino) são divididas em dois grupos de seis, nos quais todas se enfrentam. Os dois melhores colocados da chave avançam às semifinais. Os vencedores disputam o ouro, enquanto os perdedores decidem quem fica com a medalha de bronze.