IGP-M tem inflação de 0,31% na segunda prévia de setembro

A taxa é superior à registrada na segunda prévia de agosto, que havia tido deflação (queda de preços) de 0,35%; a alta na passagem de agosto para setembro foi provocada pela alta de preços no atacado e no varejo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A segunda prévia de setembro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, teve inflação de 0,31%. A taxa é superior à registrada na segunda prévia de agosto, que havia tido deflação (queda de preços) de 0,35%. O IGP-M, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula inflação de 1,87% no ano e de 3,66% no período de 12 meses.

A alta na passagem de agosto para setembro foi provocada pela alta de preços no atacado e no varejo. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de deflação de 0,57% na segunda prévia de agosto para inflação de 0,32% na segunda prévia de setembro. O subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de leve deflação de 0,02% em agosto para inflação de 0,32% em setembro.

Por outro lado, o subíndice do Custo da Construção teve pequeno recuo na taxa, ao passar de 0,23% para 0,2% no período. A segunda prévia do IGP-M é calculada com base em preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Leia tudo sobre: EconomiaMercadoIGPBrasilinflação