Minas tem três aeroportos com maior potencial

O estudo da Urban System lista, ao todo, cem aeroportos, sendo que outros 20 têm potencial “alto” de desenvolvimento, 20 têm potencial “médio” e 40 têm potencial “baixo”

iG Minas Gerais | Da redação |

Aeroporto de Montes Claros está entre os de maior potencial
Fabio Marcal/Divulgacao
Aeroporto de Montes Claros está entre os de maior potencial

Estudo divulgado pela empresa de inteligência de mercado Urban Systems, que teve como base o programa de investimentos em logística para aeroportos do governo federal, aponta os 20 com potencial “muito alto” no Brasil. Desses, três estão em Minas Gerais: os de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros.

O Plano de Aviação Regional prevê melhorias em 270 aeroportos regionais brasileiros. Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o objetivo é garantir que 95% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 quilômetros de distância. Em Minas Gerais, 33 estão na lista do governo federal para participar do programa.

O estudo da Urban System lista, ao todo, cem aeroportos, sendo que outros 20 têm potencial “alto” de desenvolvimento, 20 têm potencial “médio” e 40 têm potencial “baixo”.

A classificação foi determinada por fatores como infraestrutura e localização, transporte de passageiros, transporte de cargas, hospedagem, varejo e educação.

O objetivo do levantamento, além de avaliar o potencial dos complexos, é destacar o papel indutor dos aeroportos na economia regional. Segundo o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, disse ao portal de notícias G1, 50% das viagens realizadas nos aeroportos regionais são feitas por executivos. O país teve, em 2013, 100 milhões de passageiros.

Ranking

1- São José Dos Campos (SP)

2- Ribeirão Preto (SP)

3- Joinville (SC)

4- Campos dos Goytacazes (RJ)

5- Uberlândia

6- Maringá (PR)

7- Cascavel (PR)

8- Londrina (PR)

9- Caxias Do Sul (RS)

10- Foz do Iguaçu (PR)

11- Macaé (RJ)

12- Anápolis (GO)

13- Sorocaba (SP)

14- Campina Grande (PB)

15- Bauru (SP)

16- Presidente Prudente (SP)

17- Uberaba

18- São José do Rio Preto (SP)

19- Chapecó (SC)

20- Montes Claros

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave