Mais um passo do cenário particular para o coletivo

O artista mineiro expõe quatro esculturas e uma série de 20 gravuras no Espaço Cultural Vallourec

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Para Laender, uma das vantagens do aço é poder criar para espaços abertos
BrunoLavorato
Para Laender, uma das vantagens do aço é poder criar para espaços abertos

Há cerca de uma década, Paulo Laender deixou o entalhe em madeira para se dedicar à moldagem do aço para conceber suas obras. Cada vez mais arquitetadas em grandes escalas, as peças, como as quatro expostas na mostra “Trabalhando com Aço”, em cartaz no Espaço Cultural Vallourec, sinalizam uma mudança na trajetória do artista.

“A relação com esses materiais reflete uma evolução do meu trabalho em escultura. Quando dominamos uma técnica é normal que depois se inicie a busca para um universo mais amplo. A escolha de lidar com o aço passa por isso”, diz Paulo Lander.

Ele observa que ao se debruçar sobre essa matéria-prima não houve apenas a necessidade de aprender novos procedimentos. Outra mudança para ele significativa foi o modo como suas criações puderem habitar espaços abertos.

“A madeira é uma material que não serve muito para se expor em ambientes públicos. Em razão da sua própria natureza, ela se danifica com facilidade, por isso costuma ser um elemento mais ligado à intimidade e ao universo subjetivo. Já o aço atende a essa demande criar esculturas para espaços coletivos”, explica.

Para o artista, produzir com o metal é uma maneira de inscrever sua produção no contexto atual, a partir do diálogo com a tecnologia. “Essas são peças que não são possíveis de serem feitas em um ateliê. Por isso, há a necessidade de se recorrer à siderurgias, pois apenas elas têm condições de fabricar uma peça de 15 metros de altura, pesando nove toneladas, por exemplo”, afirma.

Com as 20 gravuras, ele também se propôs um novo desafio. “Pela primeira vez as criei com chapas de aço. O resultado é interessante, mas não sei se vou repetir a empreitada porque é algo realmente difícil”, revela Laender.

Serviço. Mostra “Trabalhando com Aço”, no Espaço Cultural Vallourec (av. Waldyr Soeiro Emrich, 1.026, Barreiro. Até 18/10, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Visitas gratuitas devem ser agendadas. Tels.: (31) 3328.2840 ou (31) 9967.2840

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave