Contagem celebra Semana do Trânsito

Evento nacional é comemorado entre os dias 18 e 25 de setembro com atividades realizadas pela Transcon

iG Minas Gerais |

Semana instrutiva. 
Cuidado no trânsito foi uma das principais discussões na palestra de abertura
ELIAS RAMOS
Semana instrutiva. Cuidado no trânsito foi uma das principais discussões na palestra de abertura

Entre os dias 18 e 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito (SNT).

Nesta quinta-feira (18), em Contagem, aconteceu a abertura do evento. O tema aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) pretende ir além da segurança do pedestre, abordando temas que chamem a atenção das pessoas para a conscientização e prevenção dos riscos. Com o tema “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2020: cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, o evento terá programação extensa na cidade.

Na ocasião, o presidente da Transcon, Agostinho da Silveira, citou estatísticas lembrando que o Brasil é o quarto país com o trânsito mais violento. “Esta semana vem para propor uma nova mentalidade, nova cultura para os brasileiros pensarem o trânsito. É muito boa a expressiva presença de crianças aqui, hoje, pois vocês serão os motoristas do futuro, e quem sabe terão mais consciência, respeitando as faixas, a sinalização e mantendo relação harmoniosa entre condutor e pedestre”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores; os motorizados, pelos não motorizados; e, juntos, pela salubridade dos pedestres. No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, tem a preferência. Respeitá-lo é mais que uma gentileza: é um dever.

Conscientização

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que, prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Visando a uma postura da sociedade de forma geral, a Semana do Trânsito busca conscientizar e mostrar os esforços para a redução de acidentes. Para a pedagoga Kátia Braga, da Diretoria de Educação para Mobilidade, da Transcon, a SNT é uma oportunidade para intensificar os trabalhos de educação no trânsito. “Ao envolver alunos nas atividades práticas, a Transcon proporciona reflexões sobre os diversos papéis que desempenhamos no trânsito, e os alunos tornam-se multiplicadores junto aos pais e toda comunidade escolar”, informa.

No decorrer da semana serão realizadas campanhas e blitze mirins, com a participação de alunos do ensino fundamental que entregarão folhetos informativos confeccionados por eles mesmos. Uma junção das atividades práticas da Transcon em sala de aula, forma multiplicadores e cria interação entre crianças e adultos. Entre os dias 18 e 25, também serão realizadas atividades nas Funecs, com adolescentes que serão futuros condutores.

A semana foi prorrogada até 10 de outubro para ampliar as ações a todas as regionais e envolver mais escolas e alunos em diferentes fases de aprendizado. Neste período, as atividades práticas serão dentro das escolas, e a conclusão dos trabalhos serão desenhos e frases que, futuramente, irão compor um calendário de mesa. O objetivo é levar o clamor das crianças e adolescentes para o público adulto, de forma que haja mais respeito às leis de trânsito e à vida.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave