Casa de Cacos será reformada

Exposição com peças do acervo do local e anúncio da apresentação do projeto executivo de restauro dão novo destaque a um dos patrimônios históricos de Contagem

iG Minas Gerais |

Gilson Rodrigues. 

Arista visual da cidade é o curador da mostra
rodrigo alves
Gilson Rodrigues. Arista visual da cidade é o curador da mostra

Fragmentos de um espaço que faz parte da história de Contagem. Até 31 de outubro, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira recebe a mostra “Casa de Cacos Objetos”, com aproximadamente 50 peças pertencentes à própria Casa de Cacos – fechada para visitações desde 2005 – e de coleções particulares.

Segundo o artista visual e curador da mostra, Gilson Rodrigues, a ideia da exposição surgiu no ano passado, quando ele recebeu o convite da equipe da Casa de Cultura após ter feito uma pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) sobre o potencial educativo do local.

De acordo com ele, a situação em que se encontra a Casa de Cacos é preocupante. Ao longo de todos esses anos, a estrutura sofreu vários danos. Porém, está em andamento o projeto de restauro da Casa, que será anunciado na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, no dia 25 de setembro.

Ainda segundo Gilson, o local foi construído de forma colaborativa. “Muitos vizinhos que moram no entorno ajudaram o sr. Carlos Luis de Almeida (o criador) com seus cacos. Nesse sentido, preservar a estrutura e a coleção é preservar essa memória, perpetuando o que pode ser amplamente usufruído pelo turismo e pela educação, como no passado”, completa.

Restauração e filme

Na próxima quinta (25), partir das 19h, a exposição terá programação especial. Será apresentado o projeto executivo de restauração da Casa de Cacos de Louça por parte da empresa contratada para elaboração e da Prefeitura de Contagem. Em seguida, às 20h, será exibido o filme “Casa dos Cacos de Louça”, curta metragem realizado em 1997 relatando a história do local e suas características.

A mostra sobre a Casa de Cacos de Louça pode ser vista na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, na praça Vereador Josias Belém, 1, no centro. A visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones: 3352-5323 e 3398-7350.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave