Cientista que se vestiu de urso leva o Ig Nobel

Prêmio teve a comida como tema anual; foram dez trabalhos laureados, em categorias aleatórias

iG Minas Gerais | Da Redação |

O Prêmio Ig Nobel, a maior láurea humorística da ciência, escolheu como vencedores em 2014 o biólogo que se fantasiou de urso polar para estudar renas no Ártico e o grupo que descobriu que cães tendem a alinhar o corpo com o campo magnético da Terra quando estão defecando. Entregue em cerimônia na noite desta quinta-feira (18) na Universidade Harvard, em Cambridge (EUA) o prêmio teve a comida como tema anual. Foram dez trabalhos laureados, em categorias aleatórias.

As vencedoras do Ig Nobel de Nutrição foram Raquel Rubio e suas colegas do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar da Catalunha. Elas criaram uma cultura de bactérias isoladas em fezes de bebês para uso na fabricação de linguiça fermentada.

Encarando a premiação com bom humor, a maioria dos premiados compareceu à cerimônia para receber o prêmio pessoalmente. A única instituição vencedora que não se manifestou foi o governo da Itália, premiado na categoria economia por pedir a países europeus que incluam prostituição e tráfico de drogas no cálculo do crescimento econômico regional.

A cerimônia em Harvard contou com momentos recreativos repetidos a cada ano, como o concurso de arremesso de aviões de papel e uma ópera composta para a ocasião. A peça contava a história de um casal que deixa de ingerir comida e passa a se alimentar de pílulas.

Toicinho

Com exceção do prêmio Ig Nobel de Economia, todas as outras categorias tiveram como vencedores trabalhos publicados em periódicos científicos com revisão por pares. É uma espécie de selo de garantia de que as pesquisas mencionadas são trabalhos científicos chancelados pela comunidade acadêmica, feitos não apenas por piada.

O título do trabalho que ganhou em Medicina é "Estancamento nasal com fatias de toicinho de porco como tratamento para epistaxe num paciente com trombastenia de Glanzmann". O estudo descreve um caso grave de sangramento nasal cessado com esse método inusitado. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave