Hospital das Clínicas ganha 'sala inteligente' para cirurgias

Equipamento doado por empresário é o primeiro em funcionamento na capital, e permite visualização de imagens em HD durante todo procedimento cirúrgico

iG Minas Gerais | Da Redação |

O Hospital das Clínicas da UFMG inaugurou, nessa terça-feira (17), sua sala cirúrgica automatizada, a primeira em funcionamento em uma instituição de Belo Horizonte.

Instaladas em braços mecânicos, afixados nas paredes, as câmeras da “sala inteligente” possibilitam a visualização de imagens em alta definição (full HD), oferecendo ao procedimento cirúrgico ampla visão do ambiente, da região que está sendo operada e das funções vitais do paciente.

Com comandos acionados por voz e em painel sensível ao toque, os equipamentos dispensam a presença de grande número de auxiliares e melhoram as condições de ergonomia do ato cirúrgico. “A sala cirúrgica inteligente vai possibilitar a redução do tempo de realização dos procedimentos, do período de internação e, consequentemente, a diminuição dos índices de infecção hospitalar”, destaca o professor aposentado Paulo Savassi.

Além de acompanhar e auxiliar na implantação do espaço, como coordenador do Instituto Alfa de Gastroenterologia (IAG), o médico intermediou a doação de R$ 852.922,00 feita por um empresário.

O recurso foi utilizado para compra dos equipamentos e adequações físicas, em conformidade com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave